A ANÁLISE PDCA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • José Olímpio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2265

Palavras-chave:

Anállise PDCA, Ferramenta, Escola

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da análise PDCA como ferramenta para preparar os alunos de ensino público para o futuro, devido a facilidade que a ferramenta tem para a aplicação do método com metodologias que podem potencializar a aprendizagem dos alunos. Auxiliando na execução de um planejamento estratégico de acordo com os objetivos e metas estabelecidas, ou seja, um direcionamento adequado para o futuro da instituição de ensino. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica em artigos e sites acadêmicos com autores encontrados no Google Acadêmico e SciELLO. Ao realizar a pesquisa, foi estudado material que aborda sobre a utilização do PDCA nas organizações e como o uso da aprendizagem baseada em projetos se mostra eficiente e pode trazer benefícios para a escola. Com isso, é possível considerar que essa ferramenta deve ser aplicada nas escolas, aumentando a autonomia dos alunos tendo em vista trazer benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

José Olímpio dos Santos

Bacharel em Análise de Sistemas/Informática pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho junto ao Centro da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Penedo/Alagoas; licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes, Aracaju/SE; Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando Pedagogia pela Faculdade Campos Elisios/SP; Pós-graduação em Gestão Escolar pela UFS/SE; Pós-graduado em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pelo Centro Universitário Unifaveni (UNIFAVENI); e pós-graduado em Gestão de Redes e Segurança da Informação pela Faculdade de Negócios de Sergipe - FANESE. Pós-graduações Lato Sensu em: Didática e Metodologia o Ensino Superior; Pedagogia Empresarial; Didática e Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade São Luís de França, em Aracaju/SE; Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e da Língua Inglesa; Educação Física Escolar e Tecnologia da Informação, pelo Instituto Ibra de Caratinga/MG; Cursando pós graduação em Avaliação de Sistemas Educacionais pela Faculdade Campos Elisios/SP. Mestrando em Educação em Formação de Professores pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÁNTICO (ESPANHA), mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação na Must University (USA) e mestrando em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe - (UFS/SE).

Referências

Mello, C; Almeida N, J; Petrilo, R. (2002). Educação 5.0 - Educação para o Futuro. Editora Proesso.

Tani, Z. R. (2022). Evolução do Método PDCA. [e‐book] Flórida: Must University.

Tani, Z. R. (2022). Plano de ação. [e‐book] Flórida: Must University.

Tani, Z. R. (2022). Pilares da Educação. [e‐book] Flórida: Must University.

Veiga, F. (2012). Envolvimento dos alunos na escola: Elaboração de uma nova escala de avaliação. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 441-449. Recuperado em 21 de setembro de 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/10032.

Downloads

Publicado

26/11/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz, S. ., & Olímpio dos Santos, J. . (2022). A ANÁLISE PDCA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112265. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2265