FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Vanderlei Antonio Bonatto
  • Vania Alves de Barros
  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2266

Palavras-chave:

Formação Docente, Escola

Resumo

Este artigo traz algumas explicações sobre a formação docente e os desafios encontrados em sala de aula. Refere-se às instituições multilaterais que realizam reformas na política educacional do estado-nação. Destaca o avanço do pensamento institucional sobre questões relacionadas à formação de professores. O desafio, portanto, é refletir sobre as mudanças abruptas nas possibilidades do ensino e seu significado na sociedade contemporânea, mas essencialmente as mesmas. Para tanto, o método utilizado para a confecção deste, foi de revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Vanderlei Antonio Bonatto

Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

Vania Alves de Barros

Graduação em Tecnologia em Gestão de Moda e Estilo pela Universidade Paranaense - UNIPAR, graduação em Moda. Bacharel pelo Centro de Ensino Superior de Maringá- Unicesumar e graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Coordenadora e professora do Centro Estadual de Educação Profissional Cianorte. Especialista em Docência no Ensino Superior, MBA em Design de Moda, Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão e mestranda em Educação pela UNINI - Porto Rico.

Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

Graduação em Língua Portuguesa pela Faculdade Regional, Ciências e Letras Candeias – (FAC), Conclusão do Magistério, pós graduada em Gestão Escolar pela FAC e mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

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Publicado

26/11/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Antonio Bonatto, V. ., Alves de Barros, V. ., & Gorete Barbosa de Oliveira Sousa, M. . (2022). FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112266. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2266