VESTIBULAR E AS INFLUÊNCIAS SOBRE A SAÚDE DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2281

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Pré-vestibulandos, Saúde

Resumo

Apesar da grande relevância social, o tema qualidade de vida dos estudantes pré-vestibulandos apresenta imprecisões teórico/metodológicas, o que dificulta a investigação e o diálogo entre as diferentes áreas que trabalham com o tema. O ingresso na universidade está condicionado à realização do Exame Vestibular. Dentre os candidatos, um grande número não é aprovado, mesmo reunindo todas as condições de “conhecimento da matéria”.  O estudo teve como objetivo investigar os problemas enfrentados por estes e sua possível repercussão na saúde de cada indivíduo. A concepção de saúde, inclui bem-estar como um conceito chave, juntamente com as relações sociais que, juntos, promovem o resultado desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laysa karolline Fioravanti de Lima

Unimar - Universidade de Marília

Karen Beatriz Cremasco da Silva, Unimar

Unimar - Universidade de Marília

Brenda Santos de Oliveira, Unimar

Unimar - Universidade de Marília

Natalia Lopes Silva

Unimar - Universidade de Marilia

Referências

ALVES, R. O fim dos vestibulares. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de fevereiro de 1995. pp. 1-3. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/2/06/opiniao/9.html. Acesso em 19 agosto 2019

D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na cena da prova. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 4, n. 1-2, p. 105-116, dez. 2003 Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100010&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 19 agosto 2019.

PEREIRA, Érico Felden; TEIXEIRA, Clarissa Stefani; SANTOS, Anderlei dos. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. bras. educ. fís. esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 241-250, Junho 2012. Disponívelem:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092012000200007&lng=en&nrm=i o>. Acessoem 22 Maio 2019.

RODRIGUES, Daniel Guzinski; PELISOLI, Cátula. Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Rev. psiquiatr. clín., São Paulo, v. 35, n. 5, p. 171-177, 2008. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832008000500001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 agosto 2019.

SILVA, Maria Fernanda Vidinha; CANOVA, Fernando. Associação entre ansiedade, estresse, depressão e qualidade de vida em estudantes de curso pré-vestibular. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.umc.br/_img/_diversos/pesquisa/pibic_pvic/XX_congresso/artigos/Maria_Fernanda_Vidinha_da_Silva.pdf>. Acesso em: 20 maio2019.

Downloads

Publicado

30/11/2022

Como Citar

Fioravanti de Lima, L. karolline, Cremasco da Silva, K. B., Santos de Oliveira, B., & Lopes Silva, N. (2022). VESTIBULAR E AS INFLUÊNCIAS SOBRE A SAÚDE DOS ESTUDANTES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122281. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2281