INDÚSTRIA FARMACÊUTICA BRASILEIRA: ANÁLISE PARA O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2312Palavras-chave:
Indústria Farmacêutica Brasileira, Cadeia Global de Valor (CGV), COVID-19, ImunizantesResumo
O presente estudo analisa a indústria farmacêutica brasileira, contextualizada com o fenômeno da pandemia e inserida na Cadeia Global de Valor (CGV). Por meio de pesquisas bibliográficas, documentais e pesquisas de campo, aqui aplicadas em entrevistas qualitativas de profundidade, cuja amostra foi constituída por profissionais e experiência profissional, procurou-se a coleta de dados e informações que possibilitasse um diagnóstico da situação deste segmento econômico, de seus problemas, impressões e, naturalmente, recomendações, contextualizados no período de pandemia ocasionada pelo COVID-19 e distanciamento social. Neste sentido, a indústria farmacêutica nacional é constituída por empresas farmacêuticas nacionais e estrangeiras com considerável nível de qualidade, onde o problema está na centralização na área da Saúde, em especial na esfera federal, na condução de políticas públicas, planejamento e gestão que restringem a possibilidade de investimentos públicos e privados, e que atendam às necessidades da Sociedade, bem como de questões emergenciais.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo, 4ª ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
CHANDLER, Alfred D. Strategy and Structure: Chapters in the History of the American Industrial Enterprise. Cambridge: The MIT Press, 1962.
CMED/ANVISA. Anuário estatístico do mercado financeiro 2018, 2019. Disponível em < https://cifarma.com.br/component/k2/item/19-ranking-dos-20-grupos-economicos-do-setor-farmaceutico>. Acesso em 04/04/2021.
COELHO, Diego Bonaldo; YOSHIMOTO, Débora; GONELLA, Paula; MARIN, Isabella. A inserção brasileira na Cadeia Global de Valor (CGV) da indústria farmacêutica: Fundamentos para estratégias de upgrading. XVII SEMEAD. Seminários em Administração, 2014.
FARMACÊUTICAS. Guia sobre integridade de dados do Sindusfarma. Disponível em < https://www.farmaceuticas.com.br/guia-sobre-integridade-de-dados-do-sindusfarma/>. Acesso em 07/04/2021.
KUAZAQUI, Edmir; KUAZAQUI, Edna. Sol Nascente: Um relato foto-histórico-geográfico da imigração japonesa. São Paulo: 2008.
KUAZAQUI, Edmir; TANAKA, Luiz Carlos Takeshi. Marketing e Gestão Estratégica de Serviços em Saúde. São Paulo: Cengage, 2008.
LISBOA, Teresinha Covas; KUAZAQUI, Edmir (Coordenadores e autores); PEREIRA, Adriano Maikel Santos; LISBOA Júnior, Álvaro Ferreira; REGONHA, Eduardo; BALESTRIN, Eduardo; SANTOS, Gustavo Alves Andrade dos; CHANES, Marcelo; PEREIRA, Moacir; BORBA, Valdir Ribeiro. São Paulo: Sarvier, 2019.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. SUS: 27 anos transformando a história da saúde no Brasil, 23/06/2015. Disponível em < http://www.saude.gov.br. Acesso em 08/04/2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Blog da Saúde. Brasil é referência mundial em produção de vacinas, 2020, s/d. Disponível em < http://www.blog.saude.gov.br/index.php/52930-brasil-e-referencia-mundial-em-producao-de-vacinas. Acesso em 04/04/2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sobre a doença, s/d. Disponível em <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca>. Acesso em 19/04/2021.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. Interconnected economies: benefiting from global value chains. Paris: OECD, 2013.
PRÓGENÉRICOS (Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos). Disponível em <https://www.progenericos.org.br>. Acesso em 04/04/2021.
RANGEL FILHO, Antenor. A evolução da indústria farmacêutica no Brasil. Separata da Revista Brasileira de Farmácia, Rio de Janeiro, ano XXXVIII, n. 1-2, jan.-fev./ 1957.
RIBEIRO, Maria Alice Rosa. Indústria farmacêutica na era Vargas. São Paulo 1930-1945. Cadernos de História da Ciência, v. 2, n. 1, 2006.
SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo). Perfil da indústria farmacêutica e aspectos relevantes do setor, 2020. Disponível em < https://sindusfarma.org.br/uploads/Publicacoes/Perfil_IF2020_PORT.pdf>. Acesso 11/04/2021.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Basics of Qualitative Research, 2nd edition. NY: Sage Publishers, 1998.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.