APLICAÇÃO DE DASHBOARD PARA ANÁLISE DE CUSTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2332

Palavras-chave:

Contabilidade; Gestão; Dashboard.

Resumo

Em um cenário que a concorrência de mercado possui escala global, são fundamentais a busca e a implementação de boas práticas. Acerca disso, é primordial para as empresas ter total domínio da sua contabilidade de custo para que assim realizem uma eficiente gestão de custos. Pois esta pode ser uma ferramenta importante para tomadas de decisões, sejam estratégicas, táticas ou operacionais. A maioria das empresas realiza o controle e fechamento periódico de suas movimentações como parte da sua gestão de custos. Porém, esses processos são trabalhados com bases de dados muito expressivas, que fazem com que esse procedimento seja complexo e moroso quando não são utilizadas ferramentas adequadas. No que tange a isso, cresce a busca baseada, principalmente, na tecnologia de ferramentas e metodologias que tornem o controle e o fechamento dos resultados contábeis e financeiros mais rápido e eficiente. Diante disso, foi aplicada uma ferramenta para auxiliar na análise dos custos resultantes de um período de doze meses de uma empresa, para isso, se fez necessário, de modo organizado e minucioso, analisar os dados obtidos por meio do sistema interno da empresa; projetar e aplicar um Dashboard com base nos dados coletados e, por fim, discutir, por meio de análise do painel de controle. Dashboard é um display virtual que condensa de forma organizada informações importantes e críticas em uma única tela. No presente trabalho, utilizou-se essa ferramenta com o intuito de tornar o relatório final do período de atividades mais intuitivo, dinâmico e de rápida compreensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Taborda

Centro Universitário Univel, Cascavel, Paraná, Brasil. 

Vinicius Tessele

Docente, Núcleo de Estudos e Pesquisas em; Engenharias (NEPENG), Centro Universitário Univel, Cascavel, Paraná, Brasil. 

Referências

ABBAS, Katia et al. Gestão de custos em organizações hospitalares. 2001.

ALVES, Aline; et al. Análise de custo [recurso eletrônico] – Porto Alegre: Sagah, 2018.

ALVES, Paulo Henquie Silva; TEIXEIRA, Julio. Proposta de Dashboard aplicado à operações de indicadores custo e prazo em gerenciamento de projetos de engenharia como aplicação de um estudo de caso, 2016.

BOMBARDA, Augusto Leal; DOS SANTOS, Guilherme Dutra; OLIVEIRA, Samuel da Cunha. Desenvolvimento de um dashboard para análise numa indústria do Laboratório de Gestão Organizacional Simulada. Revista Lagos, v. 11, n. 1, p. 28-32, 2020.

CAMPOS, Pedro Miguel Vidal. Análise de custos numa empresa da indústria automóvel, 2020.

CARNEIRO, Tânia Mara. O PDCA como ferramentas para gestão de custo. Curitiba, UTFPR, 2013.

COLPO, Iliane et al. Análise do custo-volume-lucro auxiliando na tomada de decisão: o caso de uma microempresa. Revista da micro e pequena empresa, v. 9, n. 3, p. 22, 2015.

DALMÁCIO, Flávia Zóboli et al. Custo-volume-lucro como ferramenta de gestão em uma empresa de serviços. ABCustos, v. 8, n. 1, p. 129-149, 2013.

DE LIMA, Leonardo Andrade Motta; CUNHA, Gustavo Rodrigues. Gestão de custos e performance empresarial: a visão dos gestores de instituições de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 21-44, 2016.

EDWARD, J. Blocher; et al. Gestão estratégica de custos. – 3ª edição – São Paulo: McGraw, 2007.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. – 12. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2009.

GÓES, Dhiandra Amabille Simões. Gerenciamento de custos para tomadas de decisão – estudo em academia de musculação e ginástica. 2014.

JESUS, Eduardo Rosa de. A gestão de custos nas organizações do extremo sul catarinense. Criciúma, 2015.

HERNANDES, José Perez Junior; OLIVEIRA, Luís Martins de; COSTA, Rogério Guedes. Gestão estratégica de custo: texto, casos práticos e teses com respostas – 8ª edição – São Paulo: Atlas, 2012.

LOZADA, Gisele; NUNES, Karina da Silva. Metodologia científica. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

LIMA, Adam de Medeiros. Uma definição de KPIs para utilização em dashboard como ferramenta para o acompanhamento de discentes em cursos iniciais de programação. 2017.

PEINALDO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

POMPERMAYER, Cleonice Bastos; LIMA, João Evangelista Pereira. Gestão de custos. Finanças empresariais. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus. Coleção Gestão Empresarial, n. 4, p. 49-68, 2002.

RAIMUNDINI, Simone Leticia; BIANCHI, Márcia; ZUCATTO, Luis Carlos. Ponto de equilíbrio e otimização sob a perspectiva da matemática. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 27, n. 2, p. 39-55, 2008.

ROCHA, Ana Raquel Silva et al. A inserção do business intelligence na gestão de custos de uma rede de clínicas populares de fortaleza. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 27, p. 146-174, 2022.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. – 16. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2015.

RIEGER, Gabriel Friedrich; GRESELE, Wanderson Dutra; WALTER, Silvana Anita. Análise de custo/volume/lucro em uma empresa varejista de utensílios domésticos de Marechal Cândido Rondon. Revista da Micro e Pequena Empresa (RMPE), v.15, nº 1, Jan-Abr, p. 109-126, 2021.

SAKURAI, Michiharu. Gerenciamento integrado de custos - São Paulo: Atlas, 1997.

SANTOS, Levi Moraes dos. Criação de um dashboard para monitoramento de perfis de qualidade de software. 2017.

SILVA, Alex Sandro Scherer; GRESELE, Wanderson Dutra; WALTER, Silvana Anita. Risco Econômico em uma empresa de serviços de manutenção em equipamentos de informática sob a ótica de análise de custo/volume/lucro. XV Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas, 2022.

SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade – Salvador: UFBA, Faculdade de Ciência Contábeis, 2017.

SILVA, Euler Vieira da; NETTO, José Francisco de M.; DE SOUZA, Ricardo A. Lima. O Uso de Dashboard na Identificação do Desempenho de Alunos de Matemática Básica. 2016.

SILVA, Pedro Fernando Cunha da. Controlo e análise de custos numa empresa de construção civil. 2016. Tese de Doutorado.

SILVA, Raimundo Nonato Sousa. Gestão de Custo: contabilidade, controle e análise – São Paulo: Atlas, 2010.

WERNKE, Rodney. Gestão de custos: uma abordagem prática – 2ª ed. – 2. reimpr. – São Paulo: Atlas, 2008.

Downloads

Publicado

21/11/2022

Como Citar

Taborda, M., & Tessele, V. . (2022). APLICAÇÃO DE DASHBOARD PARA ANÁLISE DE CUSTOS . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e3112332. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2332