DIABETES MELLITUS EM CRIANÇA E ADOLESCENTE NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2352

Palavras-chave:

Diabete Mellitus. Criança. Adolescente. Família. Escola.

Resumo

Muitos são os cuidados necessários para o controle do diabetes em crianças e adolescentes, sendo a família um fator crucial no manejo e adesão ao tratamento, percebe-se em relação à família frente à descoberta do diagnóstico do DM, a sua importância como rede de apoio para que o processo de adaptação transcorra de maneira positiva. Os professores possuíam conhecimento restrito sobre a doença, o que implica a identificação e o manejo de intercorrências, além de influenciar no direcionamento dos cuidados preventivos que podem ser adotados no ambiente escolar entre as crianças com DM. O estudo teve como objetivo geral analisar o cuidado no âmbito familiar e escolar à crianças e adolescentes com diabete mellitus. Trata-se de um estudo de revisão integrativa, tendo como Descritores em Ciência da Saúde diabetes mellitus, criança e adolescente, utilizando os operadores booleanos And, por meio das bases de dados Bdenf e Lilacs que estão agregados na Biblioteca Virtual de Saúde. Foram selecionados 10 estudos do tipo artigos originais, a partir de dados primários, disponíveis em português, publicados com mais frequência nos anos de 2019 e 2020, sendo o método qualitativo mencionado mais vezes. Considerados os estudos foram observados a importância de uma rede de apoio no que se refere ao cuidado à criança e adolescente com DM A ascensão da educação em saúde tem relevância tanto para os portadores de DM como para a família e a escola, uma vez que o conhecimento proporciona uma melhora no cuidado e no controle de agravos da doença. 

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Biografia do Autor

  • Antonia Thalita Silva Pessoa

    Universidade Santo Agostinho

  • Nathyele Waleska Costa Silva

    Universidade Santo Agostinho

  • Vânia Maria Alves de Sousa

    Universidade Santo Agostinho

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Publicado

23/11/2022

Como Citar

DIABETES MELLITUS EM CRIANÇA E ADOLESCENTE NO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e3112352. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2352