OS DESAFIOS DA INSULINOTERAPIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E NO CUIDADO DOMICILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2410

Palavras-chave:

Insulina, Autoaplicação, Administração

Resumo

Objetivo: analisar os desafios da insulinoterapia na educação em saúde, na assistência farmacêutica e no cuidado domiciliar. Método: Tratou-se de uma revisão integrativa, cuja finalidade é reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre um delimitado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Com a seguinte questão norteadora: “Como os portadores de diabetes estão sendo orientados quanto ao uso de insulina em seus domicílios?”. Revisão realizada a partir de treze artigos científicos escolhidos a critérios e publicados entre 2017 e 2022. Resultados: Foram analisados nos estudos, além da técnica de aplicação do fármaco, o processo de transporte e armazenamento da insulina e o manejo dos resíduos perfurocortantes no domicílio. Conclusão: os resultados evidenciaram que a realidade da autoaplicação de insulina em adultos com Diabetes Mellitus no domicílio pode ser modificada a partir da educação em saúde pelo farmacêutico, colaborando também para o planejamento das ações estratégicas para diminuir tais desafios.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Santos

    farmácia pague menos

  • Jamille dos Santos Vieira

    Aluno Em Formação No Curso De Farmácia

  • Cybelle Façanha Barreto Medeiros Linard

    Pos-doutorado em Saúde Coletiva, Doutora em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Ciências Fisiológicas, Especialista em Gestão pública de Saúde.Farmacêutica com Habilidade em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará. Professora universitária com expertise em Imunologia Clínica, Farmacognosia, Farmacologia. Centro Universitário Maurício de Nassau

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Publicado

16/12/2022

Como Citar

OS DESAFIOS DA INSULINOTERAPIA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, NA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E NO CUIDADO DOMICILIAR. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e3122410. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.2410