O IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS NO NÍVEL DE ANSIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2418

Palavras-chave:

Anxiety, Social Networks, Dependency

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar, através de um teste de ansiedade provido pelo livro A Mente Vencendo O Humor, a influência das redes sociais (TikTok, Twitter e Instagram) no nível de ansiedade. O experimento foi realizado com dois sujeitos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, com idades de 21 e 19 anos, respectivamente. O experimento foi realizado durante 26 dias consecutivos, sendo divididos em duas partes, a primeira parte sendo baseada na ausência das redes sociais abordadas, e a segunda parte baseada no seu uso. O teste-t indicou um P=0,00, comprovando que as redes sociais possivelmente afetam diretamente a ansiedade dos indivíduos, apesar dos efeitos da pesquisa terem sido inversos em cada um dos sujeitos: enquanto um se mostrou mais ansioso com o uso das redes, o outro se mostrou mais ansioso sem o uso delas. Desta forma, o resultado do experimento se torna curioso, abrindo oportunidades para novas pesquisas a fim de entender essa disparidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Louise Gabrielle du Mont

Discente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ 

Ronaldo Veiga dos Santos Filho

Discente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ 

Patricia Maria de Azevedo Pacheco

Psicóloga, doutora em Psicologia, docente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ e do programa de pós graduação em Psicologia da UCP.

Silvana dos Santos Ambrosoli

Graduada em Letras, mestra em Literatura Brasileira e doutora em Crítica Textual. Docente da Unilasalle RJ, tutora a distância do curso de Crítica Textual no CEDERJ/UFF-Letras e professora da SEEDUC-RJ.

Andrea Maria da Silveira Goldani Pinheiro

Psicóloga, mestra em Neurociências e Comportamento, pós-graduada em Neuropsicologia, com formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia dos Esquemas. Unilasalle RJ

Referências

CORRÊA, Fabiano Simões; KODATO, Sérgio. As redes sociais e a discussão sobre dependência afetiva nas relações virtuais. Perspectivas em Psicologia, v. 18, n. 2, p. 88-104, 2014.

FARIAS, Odaleia de Oliveira et al. Desenvolvimento de checklist para prevenção de ansiedade associada ao uso de redes sociais on-line. 2022.

GREENBERGER, Dennis; PADESKY, Christine A. A Mente Vencendo O Humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Artmed Editora, 2016.

LIMA, M. E. P. de; PRIMO, A. V. D. Influência da rede social na ansiedade do adolescente e o papel da enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 95, n. 35, p. e–021107, 2021.

LOPES, Natálya Martins. O jogo “baleia azul”: Representações sociais do suicídio de jovens de Minas Gerais na mídia online. 2018.

PICON, Felipe et al. Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Revista brasileira de psicoterapia, v. 17, n. 2, p. 44-60, 2015.

SOUZA, K.; XIMENES CARNEIRO DA CUNHA, M. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n. 3, p. 204–2017, 2019.

VASCONCELOS, Alexandre Cotrim; DOS ANJOS SILVA, Laura. COMITÊ DE DESARMAMENTO E SEGURANÇA INTERNACIONAL.

Downloads

Publicado

17/12/2022

Como Citar

du Mont, L. G., Veiga dos Santos Filho, R., Azevedo Pacheco, P. M. de, dos Santos Ambrosoli , S., & Silveira Goldani Pinheiro, A. M. da. (2022). O IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS NO NÍVEL DE ANSIEDADE . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122418. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2418