O IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS NO NÍVEL DE ANSIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2418

Palavras-chave:

Anxiety, Social Networks, Dependency

Resumo

Esse estudo teve como objetivo analisar, através de um teste de ansiedade provido pelo livro A Mente Vencendo O Humor, a influência das redes sociais (TikTok, Twitter e Instagram) no nível de ansiedade. O experimento foi realizado com dois sujeitos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, com idades de 21 e 19 anos, respectivamente. O experimento foi realizado durante 26 dias consecutivos, sendo divididos em duas partes, a primeira parte sendo baseada na ausência das redes sociais abordadas, e a segunda parte baseada no seu uso. O teste-t indicou um P=0,00, comprovando que as redes sociais possivelmente afetam diretamente a ansiedade dos indivíduos, apesar dos efeitos da pesquisa terem sido inversos em cada um dos sujeitos: enquanto um se mostrou mais ansioso com o uso das redes, o outro se mostrou mais ansioso sem o uso delas. Desta forma, o resultado do experimento se torna curioso, abrindo oportunidades para novas pesquisas a fim de entender essa disparidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Louise Gabrielle du Mont

    Discente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ 

  • Ronaldo Veiga dos Santos Filho

    Discente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ 

  • Patricia Maria de Azevedo Pacheco

    Psicóloga, doutora em Psicologia, docente do curso de Psicologia do Unilasalle RJ e do programa de pós graduação em Psicologia da UCP.

  • Silvana dos Santos Ambrosoli

    Graduada em Letras, mestra em Literatura Brasileira e doutora em Crítica Textual. Docente da Unilasalle RJ, tutora a distância do curso de Crítica Textual no CEDERJ/UFF-Letras e professora da SEEDUC-RJ.

  • Andrea Maria da Silveira Goldani Pinheiro

    Psicóloga, mestra em Neurociências e Comportamento, pós-graduada em Neuropsicologia, com formação em Terapia Cognitivo Comportamental e Terapia dos Esquemas. Unilasalle RJ

Referências

CORRÊA, Fabiano Simões; KODATO, Sérgio. As redes sociais e a discussão sobre dependência afetiva nas relações virtuais. Perspectivas em Psicologia, v. 18, n. 2, p. 88-104, 2014.

FARIAS, Odaleia de Oliveira et al. Desenvolvimento de checklist para prevenção de ansiedade associada ao uso de redes sociais on-line. 2022.

GREENBERGER, Dennis; PADESKY, Christine A. A Mente Vencendo O Humor: mude como você se sente, mudando o modo como você pensa. Artmed Editora, 2016.

LIMA, M. E. P. de; PRIMO, A. V. D. Influência da rede social na ansiedade do adolescente e o papel da enfermagem: revisão integrativa. Revista Enfermagem Atual In Derme, [S. l.], v. 95, n. 35, p. e–021107, 2021.

LOPES, Natálya Martins. O jogo “baleia azul”: Representações sociais do suicídio de jovens de Minas Gerais na mídia online. 2018.

PICON, Felipe et al. Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia. Revista brasileira de psicoterapia, v. 17, n. 2, p. 44-60, 2015.

SOUZA, K.; XIMENES CARNEIRO DA CUNHA, M. Impactos do uso das redes sociais virtuais na saúde mental dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, v. 3, n. 3, p. 204–2017, 2019.

VASCONCELOS, Alexandre Cotrim; DOS ANJOS SILVA, Laura. COMITÊ DE DESARMAMENTO E SEGURANÇA INTERNACIONAL.

Downloads

Publicado

17/12/2022

Como Citar

O IMPACTO DO USO DAS REDES SOCIAIS NO NÍVEL DE ANSIEDADE . (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122418. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2418