OS COMPROMISSOS DA EDUCAÇÃO CATÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2528Palavras-chave:
Igreja, Educação , CatólicaResumo
A solução de colossais problemas, representados pela constante marginalização da sociedade civil, excluída dos benefícios do crescimento econômico, demanda o contributo de princípios éticos e religiosos, visto que a hegemonia científica não logrou equacioná-los. O incremento da concentração da riqueza para pequenos grupos, aumentando dessa forma, as desigualdades sociais; a exacerbada dependência exógena, expressa pela ampliação dos índices de desnacionalização, de economia e pela crescente subordinação tecnológica, exigem a celebração de um novo pacto social, que permita às nações oprimidas enfrentar os reptos. A educação deve convergir para um fim bem definido. Nesse ínterim a educação religiosa objetiva principalmente preparar o humano para seu encontro com a Transcendência, ademais de orientá-lo sobre a existência metafísica. Urge que a Igreja, no que se refere à educação, acentue sua presença evangelizadora não apenas por meio do influxo sobre a família e sobre as próprias escolas, conscientizando sobre a premência de, a par dos conteúdos curriculares, essenciais à Era do Conhecimento, estimule as mais nobres propensões, nomeadamente a solidariedade, o espírito fraterno e a libertação.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS COLÉGIOS JESUÍTAS. Projeto educativo da província do Brasil centro-leste da companhia de Jesus. São Paulo: Loyola, 1998.
AVELAR, Gersolina Antonia. Renovação educacional católica: Lubienska e sua influência no Brasil. São Paulo: Cortez & Moraes, 1978.
COMIN, Odair José. Aprendendo na velocidade do pensamento. São Paulo: Madras, 2001.
KELLER, Eugenio Dirceu. A igreja: das origens ao Vaticano II. Petrópolis: Vozes, 2002.
MOURA, Laércio Dias de. A educação católica no Brasil. São Paulo: Loyola, 2000.
SCHMITZ, Egídio. Os jesuítas e a educação: a filosofia educacional da Companhia de Jesus. São Leopoldo: UNISINOS, 1994.
VAZ, José Carlos de Lima. A universidade católica no Brasil: pesquisa sobre a identidade, a situação atual e as perspectivas da universidade católica no Brasil. São Paulo: Loyol
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.