LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563

Palavras-chave:

Chatbot, atendente virtual, dialogflow

Resumo

Devido à pandemia causada pelo coronavírus, inúmeros desafios surgiram para a educação no Brasil. Estudos demonstram problemas pedagógicos, psicológicos e financeiros no âmbito da educação. Além dos impactos causados, cortes orçamentários vêm dificultando o andamento das atividades educacionais no nosso país. Para contornar ou amenizar tais problemas supracitados, cada vez mais é utilizada a tecnologia. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é demonstrar a construção de um chatbot, Letícia, responsável por tirar dúvidas dos estudantes, dos familiares e dos servidores a respeito de uma Instituição Federal de Ensino localizada na Paraíba. O chatbot foi desenvolvido por alunos do ensino técnico-integrado de informática, apoiados pelas ferramentas Dialogflow e Telegram durante a construção. Como resultado, é demonstrada a viabilidade do atendimento virtual e a evolução da acurácia à medida que o software é utilizado. No último mês de aferição, o atendente obteve uma acurácia de 96% no tratamento das requisições. Em relação às limitações e aos trabalhos futuros, a equipe sugere a utilização das funcionalidades fulfillment e possibilidade do processamento via áudio.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adonias de Deus de Sousa Gomes

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Ewerthon Dyego de Araujo Batista

Docente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Ronaud Andrade Lacerda Clementino

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Felipy Euflausino Abílio

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Tiago Varelo Silva

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Marcos Henrique Lopes da Silva

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Romeryto Vieira Lira

Docente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Nathan Mangueira Nitão Inácio de Queiroz

Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

 

Referências

AHMADY, Sayed Ehsanullah; UCHIDA, Osamu. Telegram-based chatbot application for foreign people in Japan to share disaster-related information in real-time. In: 2020 5th International Conference on Computer and Communication Systems (ICCCS). IEEE, 2020. p. 177-181.

AL-ZUBAIDE, Hadeel; ISSA, Ayman A. Ontbot: Ontology based chatbot. In: International Symposium on Innovations in Information and Communications Technology. IEEE, 2011. p. 7-12.

DEEPIKA, Kanakamedala et al. Jollity Chatbot-a contextual AI assistant. In: 2020 Third International Conference on Smart Systems and Inventive Technology (ICSSIT). IEEE, 2020. p. 1196-1200.

ENDLER, Antônio Marcos. Governo eletrônico: a internet como ferramenta de gestão dos serviços públicos. REAd, v. 6, n. 2, 2001.

FERREIRA, LEANDRO PADILHA. Desenvolvimento de um chatbot para auxiliar o ensino de Espanhol como Lıngua Estrangeira. 2006.

FERREIRA, T.; MARIOTTO MOZZAQUATRO, P. Spike: um agente conversacional integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Simpósito de Tecnologia da Informação da Região Noreste do Estado do Rio Grande do Sul, 2011.

GOOGLE LLC. Intents | Dialogflow ES | Google Cloud. Disponível em: <https://cloud.google.com/dialogflow/es/docs/agents-overview>. Acesso em: 19 fev. 2021.

GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; MINODA, Dalva de Souza Minoda; FONSECA, Renata Gadoni Porto. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, 2020.

KUYVEN, Neiva Larisane et al. Chatbots na educação: uma Revisão Sistemática da Literatura. RENOTE, v. 16, n. 1, 2018.

MABUNDA, Katlego; ADE-IBIJOLA, Abejide. Pathbot: An intelligent chatbot for guiding visitors and locating venues. In: 2019 6th International Conference on Soft Computing & Machine Intelligence (ISCMI). IEEE, 2019. p. 160-168.

MORAES, SÍLVIA MW; DE SOUZA, Luciano Severo. Uma abordagem semiautomática para expansão e enriquecimento linguístico de bases aiml para chatbots. In: Congresso Internacional de Informática Educativa. 2015. p. 600-605.

MORENO, Fábio et al. Tical: Chatbot sobre o atlas linguístico do brasil no whatsapp. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2015. p. 279.

MUHAMMAD, Aliv Faizal et al. Developing English conversation chatbot using dialogflow. In: 2020 International Electronics Symposium (IES). IEEE, 2020. p. 468-475.

SALVI, Sanket; GEETHA, V.; KAMATH, S. Sowmya. Jamura: a conversational smart home assistant built on Telegram and Google Dialogflow. In: TENCON 2019-2019 IEEE Region 10 Conference (TENCON). IEEE, 2019. p. 1564-1571.

SILVA, D. dos S.; ANDRADE, L. A. P.; SANTOS, SMP dos. Teaching alternatives in pandemic times. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e424997177, 2020.

SILVESTRE, Ana Lúcia et al. Cortes orçamentários na educação: uma ameaça à expansão e consolidação da rede federal de educação profissional e tecnológica. 2022.

WEIZENBAUM, Joseph. ELIZA—a computer program for the study of natural language communication between man and machine. Communications of the ACM, v. 9, n. 1, p. 36-45, 1966.

Downloads

Publicado

15/01/2023

Como Citar

de Deus de Sousa Gomes, A., de Araujo Batista, E. D., Andrade Lacerda Clementino, R., Euflausino Abílio, F., Varelo Silva, T., Lopes da Silva, M. H., … Mangueira Nitão Inácio de Queiroz, N. (2023). LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412563. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563