LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563

Palavras-chave:

Chatbot, atendente virtual, dialogflow

Resumo

Devido à pandemia causada pelo coronavírus, inúmeros desafios surgiram para a educação no Brasil. Estudos demonstram problemas pedagógicos, psicológicos e financeiros no âmbito da educação. Além dos impactos causados, cortes orçamentários vêm dificultando o andamento das atividades educacionais no nosso país. Para contornar ou amenizar tais problemas supracitados, cada vez mais é utilizada a tecnologia. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é demonstrar a construção de um chatbot, Letícia, responsável por tirar dúvidas dos estudantes, dos familiares e dos servidores a respeito de uma Instituição Federal de Ensino localizada na Paraíba. O chatbot foi desenvolvido por alunos do ensino técnico-integrado de informática, apoiados pelas ferramentas Dialogflow e Telegram durante a construção. Como resultado, é demonstrada a viabilidade do atendimento virtual e a evolução da acurácia à medida que o software é utilizado. No último mês de aferição, o atendente obteve uma acurácia de 96% no tratamento das requisições. Em relação às limitações e aos trabalhos futuros, a equipe sugere a utilização das funcionalidades fulfillment e possibilidade do processamento via áudio.

 

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Biografia do Autor

  • Adonias de Deus de Sousa Gomes

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Ewerthon Dyego de Araujo Batista

    Docente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Ronaud Andrade Lacerda Clementino

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Felipy Euflausino Abílio

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Tiago Varelo Silva

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Marcos Henrique Lopes da Silva

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Romeryto Vieira Lira

    Docente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

  • Nathan Mangueira Nitão Inácio de Queiroz

    Discente do Curso Técnico em Informática, IFPB, campus Itaporanga – PB.

     

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Publicado

15/01/2023

Como Citar

LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412563. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563