EFETIVIDADE DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS ESTUDOS, PARA O SUCESSO DO IDOSO NA USABILIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2601

Palavras-chave:

Interação humano-computador, Idoso, Ensino

Resumo

Os idosos são indivíduos que apresentam, normalmente, diversas deficiências ao mesmo tempo, seja deficiência visual, auditiva ou até mesmo locomotora. Diferente de outros trabalhos que buscam estudos para pessoas com deficiências específicas, buscamos estudos de Interação humano-computador (IHC) aplicado a idosos, não apenas porque um único indivíduo poderá apresentar diversas deficiências em graus variados, mas, também, porque é um processo natural o envelhecimento populacional de um país, o aumento gradual de idosos, resultando em limitações sociais e de usabilidade de interface e dispositivos. Foi utilizado estudo de IHC aplicado a idosos com revisão mista de convergência qualitativa de 16 artigos, para identificar a teoria da aprendizagem mais utilizada. Após a análise, seguindo critérios da ferramenta Mixed Methods Appraisal Tool (MMAT), foi identificada a teoria da Aprendizagem Baseada em problemas, do inglês, Problem-Based Learning (PBL) a mais utilizada em estudos de IHC quando se refere a idosos. Dessa forma, é possível a utilização mais segura da Aprendizagem Baseada em problemas com aplicabilidade em idosos, onde foi identificada um ótima aceitabilidade e sucesso nos resultados.

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Biografia do Autor

Elisio Bender de Leon

Doutorando em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Feevale de Novo Hamburgo/RS. Professor do Instituto Federal Sul-riograndense - IFSul. Fui Professor Adjunto no curso semipresencial Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Anhanguera Educacional em Pelotas/RS. Tutor EAD do curso de Pós-graduação em Especialização em Aplicações Web da FURG. 

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Publicado

13/02/2023

Como Citar

Bender de Leon, E. (2023). EFETIVIDADE DAS TEORIAS DA APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS ESTUDOS, PARA O SUCESSO DO IDOSO NA USABILIDADE DAS NOVAS TECNOLOGIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422601. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2601