SAÚDE NEURO VISUAL E A APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2620

Palavras-chave:

visão, neuroaprendizagem, disturbios, optometria

Resumo

O sistema neuro visual atua de forma direta ou indireta para a recepção do aprendizado, exerce assim influência para a eficiência do processamento e saúde visual, por consequência de aprendizagem. As vias visuais percorrem diversos lobos entre o input da luz e o processamento somatossensorial. As alterações ambientais, uso de écrans de forma contínua, mudanças de hábitos alimentares e sociais, produzem de forma desastrosa alterações no sistema de processamento neuro visual. Qualquer distúrbio pode desencadear dificuldades no aprender. A avalição personalizada e individualizada é fundamental para garantir o melhor desempenho visivo. O serviço de cuidado visual primário tem grande responsabilidade neste processo avaliativo, e em grande parte do mundo é atribuído a optometria. Aborda-se através de revisão de publicações, os processos visuais e de aprendizagem, seus distúrbios e o papel avaliativo para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rodrigo Trentin Sonoda, OWP Educação

Especialista em Docência Superior (UNIBF), Terapia Oftálmica (FACUMINAS), Estudos de Oftalmologia (UNIBF), Perícia Judicial (FBMG), Medicina Tradicional Chinesa (FSG) Graduado em Óptica e Optometria (UBC). Prof. Coordenador OWP Educação - WEducar Santos e São Paulo. 7° Membro da Academia Brasileira da Visão.

 

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Publicado

26/01/2023

Como Citar

Trentin Sonoda, R. . (2023). SAÚDE NEURO VISUAL E A APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412620. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2620