A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ellen Cristina Boaratti Santiago
  • Danyelli Lacerda De Souza
  • Maria Odete Araujo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2656

Palavras-chave:

Ensino superior, Escola, Ensino

Resumo

O presente trabalho busca analisar a história da formação do professor do ensino superior; relações interpessoais: professores e alunos; avaliar a formação do professor do ensino superior; estabelecer e criar condições e espaços para se fazer um bom trabalho; estabelecer a relação entre teoria e prática do professor. O professor não é mais visto como um transmissor de conhecimentos e passa a ser responsável por fazer os alunos serem ativos no processo de ensino, para que eles sejam capazes de produzir seu próprio conhecimento. Sendo assim, a importância da reflexão sobre o desenvolvimento proporcionado pelo professor, identificando o modo como o próprio aluno se torne agente do processo de ensino, pensamento crítico de transformação, modificando e decidindo junto com grupo escolar o melhor ambiente de estudo. Para construção desta análise recorre-se a revisões bibliográficas de pensadores e estudiosos renomados da área.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Ellen Cristina Boaratti Santiago

    Graduação em Direito pela Faculdades Integradas de Guarulhos. Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Nove de Julho. Pós graduada em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador na Área de Transportes (UNIFESP), Engenharia de Segurança do Trabalho (UNINOVE) e Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (UNIVESP). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Danyelli Lacerda De Souza

    Graduação em Geografia pela Universidade Pitágoras (UNOPAR), Pós graduada Lato Sensu em Ensino De Geografia, Meio Ambiente e História pela Faculdade Venda nova do Imigrante. Mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • Maria Odete Araujo Lopes

    Graduação em Geografia pela Universidade federal do Maranhão-UFMA. Pós Graduação em Geografia Meio Ambiente e História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante -FAVENI; Pós Graduação em Metodologias de Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante -FAVENI. Cursando Pós Graduação em Docência do Ensino Superior e Ludopedagogia pela Faculdade de Minas-FACUMINAS; Pós Graduação em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil pela Faculdade IMES e Mestranda em Educação- Formação de Professores pela Universidade Internacional Del Atlantico-UNEATLANTICO (ESPANHA).

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Publicado

15/02/2023

Como Citar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422656. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2656