GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE SWOT NO ENSINO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos
  • Silvania Maria Roque
  • Vania Grigório

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2680

Palavras-chave:

Gestão escolar, Análise FOFA, Ensino

Resumo

A presente pesquisa bibliográfica procurou discorrer a respeito da gestão escolar, sobre suas oriundas e inúmeras transformações sociais, econômicas, políticas, científicas e tecnológicas, que forçaram organizações e funcionários a buscar respostas aos desafios modernos, constituindo um fluxo para aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. A governança precisa realizar a gestão escolar e para dar suporte pode se utilizar da análise SWOT (abreviação do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – FOFA) que verifica os fatores externos e internos, positivos e negativos. O objetivo deste estudo é descrever os princípios da Gestão Escolar nos processos Democráticos e Pedagógicos no âmbito educacional, bem como as dimensões e implicações que correspondem ao tema em estudo que venham contribuir para uma melhor qualidade no ensino, através da utilização da análise SWOT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Rafaela da Conceição Martins dos Santos

Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA); Graduanda em Letras – Língua Portuguesa - Formação Pedagógica - Universidade Estácio de Sá – (ESTÁCIO) ; Especialista em EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista em EDUCAÇÃO ESPECIAL - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO - Centro Universitário Maurício de Nassau – Recife; Especialista em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - FACULDADE IBRA DE MINAS GERAIS – FIBMG; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Vania Grigório

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Pós graduação em Politicas de Promoção da Igualdade Racial na sala de aula pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

Barroso, J. (2005). Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Universidade Aberta.

Buss, R. B. P. (2013). Gestão Escolar. Indaial: Uniasselvi. 194 p. ISBN 978-85-7830-660-1. Brasil.

Buzzi, V. M. (2013). Pornografia de Vingança: contexto histórico-social e abordagem no direito brasileiro. Ed., 2015, 1ª Ed., Florianópolis/SC, Brasil, Empório do Direito.

Freire, P. (1988) Pedagogia do Oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Haydt, R. C. (2000). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática. Humphrey, A. (2013). Impressão sob Demanda. São Paulo: Book on Demond Ltda, 2013.

Libâneo, J. C. (2001) Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia:

Lima, A. C. B. (2003) (et all). Caderno Pedagógico Gestão e Organização da Escola Pública Brasileira. Florianópolis: UDESC/CEAD.

Luck, H. (2006) Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes. Coleção Cadernos de Gestão.

Luck, H. (2009) Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 22.ed. Petrópolis: Vozes.

Mccreadie, K. (2008) A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo.

Miller, J. 9 (2019) Amazing Benefits of Technology in the Classroom (+18 Best Ways to Incorporate Technology). Disponível em https://www.jenreviews.com/classroom-technology/. Acesso em: 15 set. 2022.

Mccreadie, K. (2008). A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo.

Mindtools. Análise SWOT: Como desenvolver uma estratégia para o sucesso. Disponível em https://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_05.htm>. Acesso em: 16 set. 2022.

Pickton, D. W. S. What's swot in strategic analysis?. Briefings in Entrepreneurial Finance, v. 7, n. 2, p. 1101-119, mar./abr, 1998. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/246915222_What's_SWOT_in_strategic_analysis. Acesso em: 15 set. 2022.

Vitan, D. (2017) The SWOT Analysis of Pre-university Education. In: “Ovidius” University Economic, v. XVII, n. 1, p. 601-605,. Annals... Sciences Series.

Downloads

Publicado

16/02/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Martins dos Santos, R. da C., Roque, S. M., & Grigório, V. . (2023). GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE SWOT NO ENSINO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422680. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2680