RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR CONDUTA OMISSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2684

Palavras-chave:

responsabilidade civil do Estado, responsabilidade objetiva, teoria do risco administrativo, responsabilidade por omissão estatal

Resumo

RESUMO: Responsabilidade Civil do Estado é o dever do Poder Público de reparar o dano causado por sua atuação. Em um primeiro momento vigorou-se a ideia de irresponsabilidade do Estado, que evoluiu até a presente fase da responsabilidade objetiva, que dispensa o elemento culpa para sua configuração. A responsabilidade objetiva funda-se, especialmente, na teoria do risco administrativo e possui a mais ampla proteção na teoria do risco integral. Na primeira, diferentemente da segunda teoria, admitem-se as excludentes da responsabilidade, que correspondem a casos em que não se reúnem seus elementos (ato, dano e nexo causal). O ordenamento jurídico pátrio consagra no artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal a responsabilidade objetiva, que a doutrina e jurisprudência vinculam justamente com a teoria do risco administrativo. Porém, nos casos de omissão estatal, ainda tem prevalecido a ideia de aplicação de responsabilidade subjetiva, em detrimento do preceito esculpido em nossa Carta, sendo que em casos de omissão específica, dever-se-ia afastar o elemento culpa para melhor observância da regra constitucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo Paulo Sales Junior

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Mestrando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Serventuário do Tribunal de Justiça de São Paulo.

João Paulo Sales

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa Direito Penal Econômico e Justiça Penal Internacional. Advogado.

Referências

BRITO, Karine Nunes de. Responsabilidade civil do estado por atos legislativos. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 110, mar. 2013. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/responsabilidade-civil-do-estado-por-atos-legislativos/. Acesso em 14/01/2013.

CARVALHO, Matheus. Manual de direito administrativo. 4ª edição. Salvador: Jus PODIVM, 2017.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 10ª ed. São Paulo: Malheiros, 2012)

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 29ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

Hely Lopes Meirelles – Direito Administrativo Brasileiro. 42ª edição. São Paulo: Malheiros, 2016.

MAZZA, Alexandre Manual de direito administrativo. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2016.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2013.

PORTELLA, Simone de Sá. A responsabilidade civil do Estado por omissão. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 59, nov. 2008. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/a-responsabilidade-civil-do-estado-por-omissao/. Acesso em: 14/01/2023.

Downloads

Publicado

20/02/2023

Como Citar

Paulo Sales Junior, R., & Paulo Sales, J. (2023). RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR CONDUTA OMISSIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422684. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2684