RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR CONDUTA OMISSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2684

Palavras-chave:

responsabilidade civil do Estado, responsabilidade objetiva, teoria do risco administrativo, responsabilidade por omissão estatal

Resumo

RESUMO: Responsabilidade Civil do Estado é o dever do Poder Público de reparar o dano causado por sua atuação. Em um primeiro momento vigorou-se a ideia de irresponsabilidade do Estado, que evoluiu até a presente fase da responsabilidade objetiva, que dispensa o elemento culpa para sua configuração. A responsabilidade objetiva funda-se, especialmente, na teoria do risco administrativo e possui a mais ampla proteção na teoria do risco integral. Na primeira, diferentemente da segunda teoria, admitem-se as excludentes da responsabilidade, que correspondem a casos em que não se reúnem seus elementos (ato, dano e nexo causal). O ordenamento jurídico pátrio consagra no artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição Federal a responsabilidade objetiva, que a doutrina e jurisprudência vinculam justamente com a teoria do risco administrativo. Porém, nos casos de omissão estatal, ainda tem prevalecido a ideia de aplicação de responsabilidade subjetiva, em detrimento do preceito esculpido em nossa Carta, sendo que em casos de omissão específica, dever-se-ia afastar o elemento culpa para melhor observância da regra constitucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Reinaldo Paulo Sales Junior

    Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-Graduação Latu Sensu em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Mestrando em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Serventuário do Tribunal de Justiça de São Paulo.

  • João Paulo Sales

    Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa Direito Penal Econômico e Justiça Penal Internacional. Advogado.

Referências

BRITO, Karine Nunes de. Responsabilidade civil do estado por atos legislativos. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 110, mar. 2013. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/responsabilidade-civil-do-estado-por-atos-legislativos/. Acesso em 14/01/2013.

CARVALHO, Matheus. Manual de direito administrativo. 4ª edição. Salvador: Jus PODIVM, 2017.

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de Responsabilidade Civil. 10ª ed. São Paulo: Malheiros, 2012)

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 29ª edição. Rio de Janeiro: Forense, 2016.

Hely Lopes Meirelles – Direito Administrativo Brasileiro. 42ª edição. São Paulo: Malheiros, 2016.

MAZZA, Alexandre Manual de direito administrativo. 6ª edição. São Paulo: Saraiva, 2016.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 33ª edição. São Paulo: Malheiros, 2013.

PORTELLA, Simone de Sá. A responsabilidade civil do Estado por omissão. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XI, n. 59, nov. 2008. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-civil/a-responsabilidade-civil-do-estado-por-omissao/. Acesso em: 14/01/2023.

Downloads

Publicado

20/02/2023

Como Citar

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR CONDUTA OMISSIVA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422684. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2684