VIOLÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2720

Palavras-chave:

Diversidade, famílias, aprendizagem

Resumo

A diversidade social e cultural está aí para provar que nós não somos todos iguais. Isso porque cada pessoa tem uma história de vida e características próprias que a tornam diferentes umas das outras, sendo assim, é importante discutir e provocar  uma reflexão acerca das diversas violências  nas séries iniciais  e como o educador pode atuar na construção  de uma cultura  de paz, a partir de uma formação que inclua  temas atuais  como violência escolar. No primeiro momento, sob a luz do referencial teórico, serão aprofundados os conhecimentos sobre as faces da violência, dentro de uma visão geral e as causas destas, bem como foi abordado  violência  no âmbito escolar, as suas manifestações e  possíveis formas de enfrentá-la. Tendo como ponto  de partida a conscientização da família e a presença de profissionais como orientador educacional  e psicólogo preparados para lidar com toda essa demanda diversa com alunos que demonstram  não conhecer os valores morais, seja por uma questão de formação cultural ou por algum distúrbio familiar ou de conviver em sociedade e, até mesmo pelas condições  socioeconômicas em que vivem, não permitindo que eles aceitem e respeitem os deveres que esta impõe. Mostramos ainda a educação de Maracanaú- CE, onde se obteve êxito e onde precisa melhorar, pois cada escola possui uma realidade diferente. Vimos que o amor dos pais é indispensável para o equilíbrio familiar, como também o lúdico no ambiente escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cícera Rita Rogerio de Medeiros, Prefeitura Municipal de Fortaleza

    Professora da Secretaria Municipal de  Educação - Fortaleza.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas pela Faculdade Grande Fortaleza- FGF.  Especialista em Gestão escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. 

     

     

Referências

• BOCK, Ana M. Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologia, 10a edição, Saraiva, São Paulo, 1984.• BRANDÃO, C. F. LDB Passo a Passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.9394/96 Comentada e Interpretada, Artigo por Artigo . 4. ed. São Paulo: Avercamp, 2010.

• CECCON, Claudius, OLIVEIRA, M.D. de; OLIVEIRA, R.D. de. A vida na Escola e a escola da vida. Ed. Vozes, 16a edição, Petrópolis, 1987.

• CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, Ed. Tecnoprint 1988.

• COUTINHO, M.T da C. MOREIRA, Mércia Psicologia da educação Ed. Lê, 8a edição, Belo

Horizonte,, 1992.

• ECA, PESSOA, Antonio N.F. Conselho Municipal de Maracanaú –Ceará.

• FREIRE Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre educação (diálogo), 3a edição, volume I, Ed. Paz e

terra, Rio de Janeiro, 1984.

• GREGOLIN, N. do R., Os caminhos da língua português, Ed. Atual, São Paulo, 2000.

• GUIMARÃES, Áurea Maria, A dinâmica da Violência escolar, Campinas, São Paulo, Autores associados – ( coleção educação contemporânea),1996.

• LOPES, M da G. Jogos na Educação, 3a edição, Editora Cortez, SP. 1998.

• PESSOA, M da G. Jogos na educação, 3a edição, Editora Cortez, SP. 1998.

• PESSOA, A.N.F. estatuto da criança e do adolescente, Conselho Municipal de Educação. Maracanaú, 2000.

• PILETTI, Nelson, Psicologia Educacional, Editora Ática – 17a edição, 2a impressão, São Paulo, 2000.

• ___________Sociologia da Educação, 18a edição, editora Ática, São Paulo, 1999.

• REVISTA, Nova Escola, São Paulo, Fundação Victor Civita, no 152 e 153, maio, junho, julho de

• STEIN, S.A, Por uma educação Libertadora, 8a edição, Ed. Vozes, Petrópolis, 1987.

• VIEIRA, Sofia Lerche. História da Educação no Ceará: sobre promessas e fatos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

• WERNECK, Hamilton. Ensinamos Demais e Aprendemos de Menos, Ed. Vozes, Rio de Janeiro,

•BRANDÃO, C. F. LDB Passo a Passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n 9.9394/96 Comentada e Interpretada, Artigo por Artigo. 4. ed. São Paulo: Avercamp, 2010.

•VIEIRA, Sofia Lerche. História da Educação no Ceará: sobre promessas e fatos. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.

.BECKER, S.;KUNZE, C.; VANCEA, M. Community energy and social entrepreneurship: Addressing purpose, organisation and embeddedness of renewable energy projects.Journal of Cleaner Production,v. 147, p. 25–36,2017.BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é -o eu não é. 2.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p.107.

Downloads

Publicado

29/01/2023

Como Citar

VIOLÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412720. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2720