VIOLÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2720

Palavras-chave:

Diversidade, famílias, aprendizagem

Resumo

A diversidade social e cultural está aí para provar que nós não somos todos iguais. Isso porque cada pessoa tem uma história de vida e características próprias que a tornam diferentes umas das outras, sendo assim, é importante discutir e provocar  uma reflexão acerca das diversas violências  nas séries iniciais  e como o educador pode atuar na construção  de uma cultura  de paz, a partir de uma formação que inclua  temas atuais  como violência escolar. No primeiro momento, sob a luz do referencial teórico, serão aprofundados os conhecimentos sobre as faces da violência, dentro de uma visão geral e as causas destas, bem como foi abordado  violência  no âmbito escolar, as suas manifestações e  possíveis formas de enfrentá-la. Tendo como ponto  de partida a conscientização da família e a presença de profissionais como orientador educacional  e psicólogo preparados para lidar com toda essa demanda diversa com alunos que demonstram  não conhecer os valores morais, seja por uma questão de formação cultural ou por algum distúrbio familiar ou de conviver em sociedade e, até mesmo pelas condições  socioeconômicas em que vivem, não permitindo que eles aceitem e respeitem os deveres que esta impõe. Mostramos ainda a educação de Maracanaú- CE, onde se obteve êxito e onde precisa melhorar, pois cada escola possui uma realidade diferente. Vimos que o amor dos pais é indispensável para o equilíbrio familiar, como também o lúdico no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Cícera Rita Rogerio de Medeiros, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Professora da Secretaria Municipal de  Educação - Fortaleza.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Habilitação em Língua Portuguesa e suas literaturas pela Faculdade Grande Fortaleza- FGF.  Especialista em Gestão escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. 

 

 

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Publicado

29/01/2023

Como Citar

Rogerio de Medeiros, C. R. (2023). VIOLÊNCIA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412720. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2720