A CEGUEIRA BOTÂNICA: QUAL A SUA RELAÇÃO AO ENSINO DA BIOLOGIA VEGETAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2750

Palavras-chave:

Ensino, Educação, Metodologias

Resumo

As plantas constituem a base dos habitats e por isso são de extrema importância. Apesar disso, a maioria das pessoas não consegue identificá-las em seu ambiente natural, a este efeito dá-se o nome de cegueira botânica. Objetivo: Identificar na literatura científica como a cegueira botânica se relaciona com o ensino da biologia vegetal. Material e métodos: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura, fundamentada em artigos indexados às plataformas de dados Scientific Electronic Library Online, Periódicos CAPES e Google Acadêmico. Utilizou-se as strings de busca: "Cegueira Botânica" e "Ensino de Botânica", interconectadas pelo operador boleano "AND" para a busca dos artigos. Critérios de inclusão foram utilizados: trabalhos com estruturação completa, disponíveis de forma gratuita, escritos em português ou inglês, entre 2000 e 2022. Resultados e discussão: O processo de ensino-aprendizagem de botânica que acontece principalmente pelos métodos de ensino tradicionais, firmados na memorização e na falta de contextualização e de participação dos estudantes pode gerar aversão e desinteresse quanto aos conteúdos da botânica, contribuindo para o fortalecimento da cegueira botânica. Um ensino ativo, contextualizado, que preza pela participação ativa dos estudantes, pode trazer uma mitigação deste fenômeno. Considerações finais: As metodologias ativas de ensino se apresentam como uma maneira de superar o que é atualmente compreendido por cegueira botânica.

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Biografia do Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Peteson David Soares de Lima Medeiros

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Natália Ravenna Dantas Vasconcelos

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Raiane Azevedo de Oliveira

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Zayne Medeiros de Araújo

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Joana Larissa Vicente da Silva

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Vanessa Silva Souza

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES).

Bruna Kelly Pinheiro Lucena

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde. Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES.

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Publicado

17/02/2023

Como Citar

Tarcísio de Lima Alves, R., David Soares de Lima Medeiros, P., Ravenna Dantas Vasconcelos, N., Azevedo de Oliveira, R., Medeiros de Araújo, Z., Larissa Vicente da Silva, J., … Kelly Pinheiro Lucena, B. (2023). A CEGUEIRA BOTÂNICA: QUAL A SUA RELAÇÃO AO ENSINO DA BIOLOGIA VEGETAL?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422750. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2750