ESCALAS PARA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2781

Palavras-chave:

Avaliação nutricional, Escalas, Crianças pré-escolares

Resumo

A situação nutricional de crianças em idade pré-escolar tem um papel importante no crescimento adequado e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras e sociais. Nesse sentido, o presente estudo busca mapear as escalas para avaliação nutricional para crianças na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Fontenele Albuquerque Melo

Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Thereza Maria Magalhães Moreira

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre e Doutora  em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo - USP.  Vice-Coordenadora do Programa Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE. Coordenadora do Mestrado Profissional Gestão em Saúde da UECE. Docente no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE. 

Referências

Brasil. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996;

Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. 2017. p. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.

Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. 1996.

Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estado Nutricional Antropométrico da Criança e da Mãe: Prevalência de indicadores antropométricos de crianças brasileiras menores de 5 anos de idade e suas mães biológicas [Internet]. 1st ed. Rio de Janeiro: UFRJ; 2019. 96 p. Available from: https://enani.nutricao.ufrj.br/wp-content/uploads/2022/02/Relatorio_Estado_Nutricional-5.pdf

Chapter 11: Scoping reviews. In: JBI Manual for Evidence Synthesis [Internet]. JBI; 2020. Available from: https://jbi-global-wiki.refined.site/space/MANUAL/4687342/Chapter+11%3A+Scoping+reviews

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Ann Intern Med [Internet]. 2018 Oct 2;169(7):467–73. Available from: https://www.acpjournals.org/doi/10.7326/M18-0850

Arksey H, O’Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol [Internet]. 2005 Feb;8(1):19–32. Available from: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/1364557032000119616

Oliveira Araújo WC. Recuperação da informação em saúde. ConCI Convergências em Ciência da Informação [Internet]. 2020 Jul 10;3(2):100–34. Available from: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13447

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev [Internet]. 2016 Dec 5;5(1):210. Available from: http://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4

Downloads

Publicado

03/03/2023

Como Citar

Fontenele Albuquerque Melo, M., & Maria Magalhães Moreira, T. . (2023). ESCALAS PARA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS EM IDADE PRÉ-ESCOLAR: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432781. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2781