GESTÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS CONCEITOS DE COMO DESENVOLVER UM MODELO DE ENSINO UTILIZANDO TECNOLOGIAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Dayse Cordeiro do Amaral Rodrigues
  • Marialva Vieira de Paula Amado

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2782

Palavras-chave:

Escola, Ensino, Tecnologia

Resumo

O estudo tem como principal desígnio avaliar como a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento concreto do ensino utilizando tecnologias, demonstrando a eficiência em resultados na aprendizagem, buscando ser uma gestão escolar democrática que, com isso, venha ter influência no dia a dia da unidade escolar. O objetivo deste estudo é para tanto, analisar acerca da contribuição da Gestão no ensino e aprendizagem, revelando que os gestores possuem papel importe na melhoria do ensino. Para tanto, a metodologia utilizada para a escrita deste estudo deu-se através da pesquisa bibliográfica, na qual os materiais coletados contribuíram na construção da abordagem teórica. Analisando o material colhido e estudado durante a realização da pesquisa, conclui-se ser nítida a incoerência experenciada na realidade escolar, sendo que, os gestores escolares precisam tomar decisões que poderão impactar positivamente ou negativamente, tanto na desenvoltura humana, quanto na formação dos educandos. Conclui-se que a gestão tem suma importância no aprendizado dos discentes, e devem sempre prezar por um bem-estar da unidade escolar, na qual o gestor administra.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

Dayse Cordeiro do Amaral Rodrigues

Graduação em Letras. Pós graduada em Língua Portuguesa. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Marialva Vieira de Paula Amado

Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

21/02/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S. ., Cordeiro do Amaral Rodrigues, D. ., & Vieira de Paula Amado , M. (2023). GESTÃO ESCOLAR: PRINCIPAIS CONCEITOS DE COMO DESENVOLVER UM MODELO DE ENSINO UTILIZANDO TECNOLOGIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422782. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2782