O LÚDICO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Gleidys Sharny da Silva Costa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2798

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, matemática, componente lúdico, jogo, ensino fundamental

Resumo

Desde as primeiras civilizações, os jogos faziam parte da vida dos seres humanos, virtualmente, o jogo pode ser considerado como uma inclinação inata nas pessoas, nesse sentido, o jogo não é apenas uma forma de diversão, mas também uma das melhores formas de realizar o aprendizado, pois por meio dele, os alunos aprendem a enfrentar inúmeras situações, que eles terão que enfrentar em sua vida, principalmente nos primeiros estágios do conhecimento. Esse artigo expõe a importância do componente lúdico nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, tendo como objetivo posicionar as atividades lúdicas como alternativa didática no Ensino Fundamental II, através de uma experiência didática na escola Roberto dos Santos Vieira. Foi utilizado inicialmente um estudo do tipo observação para descobrir qual dos conteúdos os alunos tinham mais dificuldades e baseado nisso foram realizadas duas atividades lúdicas: um bingo e um dominó para auxiliar no entendimento do conteúdo, no qual se conclui que o jogo realmente beneficia a tarefa pedagógica nas aulas de matemática.

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Biografia do Autor

  • Gleidys Sharny da Silva Costa

    Universidad De La Integración De Las Américas.

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Publicado

22/02/2023

Como Citar

O LÚDICO COMO ALTERNATIVA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422798. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2798