NEUROVISÃO E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2803

Palavras-chave:

Neuro visão, TDAH, disturbios, visuais, hiperatividade

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ainda é uma pauta de discussão entre pesquisadores da área da saúde, sua etiologia não tem consenso, e normalmente traz consigo associações com outros transtornos, tanto psiquiátricos como de visão, por exemplo. Se tornando uma barreira que dificulta a conclusão de diagnósticos mais precisos sobre esse transtorno. Seus sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outros distúrbios e conduzir profissionais da saúde a diagnósticos equivocados, principalmente quando não se tem uma equipe multidisciplinar. Nesta revisão, procurou-se entender a fisiopatologia e a associação do TDAH com distúrbios visuais, considerando as hipóteses da relação do TDAH com alterações oculares e visuais como sensibilidade a luz e contraste, insuficiência de convergência e até erros refrativos como hipermetropia, astigmatismo e miopia, e também trazer à tona a necessidade de se buscar tratamentos alternativos para além dos farmacológicos, que não sejam nocivos em outros aspectos, mas eficazes no tratamento do TDAH, compreendendo que essa eficácia se dará pelo conjunto dos saberes de várias áreas da saúde.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Fernando Pereira

Graduado em Óptica e Optometria (UBC) Especialista em Neuro Optometria e Comportamento na Reabilitação Visual (FAELO).

Victor Fernando Gomes Pereira

Graduado em Óptica e Optometria (UBC) Especialista em Neuro Optometria e Comportamento na Reabilitação Visual (FAELO).

Karine Panico

Docente Lato Sensu (FAELO) Doutora em Biossistemas (UFABC) Mestre em Biossistemas (UFABC) Licenciada em Ciências biológicas (FSA).

Rodrigo Trentin Sonoda

Docente Lato Sensu (FAELO) Graduado em Óptica e Optometria (UBC) Especialista em Fisioterapia Oftálmica (FACUMINAS) Docência Superior (UNIBF) Cadeira 7 da Academia Brasileira da Visão.

 

Referências

BAKAR, Nurul Farhana Abu; HONG, Chen Ai; PIN, Goh Pik. COVD-QOL

questionnaire: An adaptation for school vision screening using Rasch analysis.

Journal of Optometry, v. 5, n. 4, p. 182-187, 2012. https://doi.org/10.1016/j.optom.2012.05.004

BELLATO, Alessio et al. Association between ADHD and vision problems. A

systematic review and meta-analysis. Molecular Psychiatry, p. 1-13, 2022. https://doi.org/10.1136/bmj.n71.

BROWN, Franklin C.; ROTH, Robert M.; KATZ, Lynda J. Allocentric but not

egocentric visual memory difficulties in adults with ADHD may represent

cognitive inefficiency. Psychiatry research, v. 228, n. 3, p. 649-658, 2015. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2015.04.051

GARCÍA-BAOS, Alba et al. Novel interactive eye-tracking game for training

attention in children with attention-deficit/hyperactivity disorder. The primary

care companion for CNS disorders, v. 21, n. 4, p. 26348, 2019. https://doi.org/10.4088/PCC.19m02428.

KIM, Soyeon; CHEN, Samantha; TANNOCK, Rosemary. Visual function and

color vision in adults with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder. Journal of

optometry, v. 7, n. 1, p. 22-36, 2014. https://doi.org/10.1016/j.optom.2013.07.001

LEITÃO, Mara Filipa Antunes. Sintomas de desconforto visual associado a tarefas de perto, em estudantes universitários. 2021. Tese de Doutorado. http://hdl.handle.net/10400.6/11966.

ULUCAN ATAS, P. B. et al. Ocular findings in patients with attention deficit and hyperactivity. International Ophthalmology, v. 40, n. 11, p. 3105-3113, 2020. https://doi.org/10.1007/s10792-020-01497-z.

SONODA, Rodrigo. SILVA, Francisca. COICEV, Leticia. Espondilite

Anquilosante, Distúrbios Sistêmicos E Oculares. RECIMA21 - Revista

Científica Multidisciplinar. ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 9, p. e29717,

DOI: 10.47820/recima21.v2i9.717. Disponível em:

https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/717. Acesso em: 15

jul. 2022.

SONODA, Rodrigo Trentin; DA SILVA, Francisca Kelly. HIGIENE VISUAL: Alterações oculares, motoras e a aprendizagem. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 9, p. e29710-e29710, 2021. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.710.

Downloads

Publicado

25/02/2023

Como Citar

Pereira, P. F., Gomes Pereira, V. F., Panico, K., & Trentin Sonoda, R. . (2023). NEUROVISÃO E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422803. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2803