GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EAD

Autores

  • Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2814

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Gamificação, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Nos dias atuais é praticamente impossível pensar na educação seja básica ou superior sem a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC e também no processo de aprendizagem de forma ativa. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo demonstrar na perspectiva dos professores uma experiência de formação continuada a distância utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA com alguns recursos de gamificação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica abordando sobre metodologias ativas e mais especificamente a gamificação, além de dar ênfase na gamificação em AVA. Por fim são apresentados os elementos de gamificação que foram aplicados no curso de formação e também foram coletados via formulário eletrônico em escala Likert a opinião de alguns dos professores participantes avaliando sobre os elementos da gamificação, o planejamento e execução do curso. Desta forma foi possível compreender que sob o olhar dos professores o curso de formação de forma gamificado teve sua organização (estrutura, materiais, atividades, layout, cores, apostilas, vídeos, animações) sendo avaliado pela maioria como plenamente e parcialmente satisfeito e outro fator de destaque foi sobre a motivação/engajamento em uma formação a distância com abordagem de forma gamificada em AVA, chegando a 90% de acordo com os participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Carlos Pereira dos Santos Junior

Professor na Diretoria de Educação a Distância da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Referências

BERTIN, Roseli et al. Desenvolvendo jogos educacionais por meio de softwares de autoria. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015.

DETERDING, S. et al. From game design elements to gamefulness. In: International Academic MindTrek Conference on Envisioning Future Media Environments — MindTrek ’11. 15., 2011, New York. Proceedings... New York, USA: ACM Press, 2011. p. 9–15. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/230854710_From_Game_Design_Elements_to_Gamefulness_Defining_Gamification . Acesso em: 15 jun. 2017

DICHEVA, Darina et al.. Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Revista de Tecnologia e Sociedade Educacional, v. 18, n. 3, p. 75-88, 2015.

FARDO, Marcelo Luis - A Gamificação Aplicada em Ambientes De Aprendizagem – CINTED UFGRS, V. 11 Nº 1, julho, 2013.

FREITAS, Isa Aparecida; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia para desenvolvimento de competências. Treinamento, desenvolvimento e educação no trabalho. Brasília: UnB, 2005.

HUNICKE, Robin; LEBLANC, Marc; ZUBEK, Robert - MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research. AAAI Workshop - Technical Report, 2004.

KAPP, Karl M. Games, gamification, and the quest for learner engagement. p. 64-68, 2012.

KUUTTI, J. Designing gamification. Oulo, Finlândia: University of Oulo, 2013.

GAIO, Oriana – Gamificação Aplicada em um Mooc para o Ensino da Administração: estudo de caso – Centro Universitário Internacional – UNINTER, Curitiba, 2019. (Dissertação de Mestrado).

MATTAR, João; NESTERIUK, Sérgio. Estratégias do Design de Games que podem ser incorporadas à Educação a Distância. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, p. 91, 2016.

MATTAR, João. Metodologias Ativas: Para a Educação Presencial, Blended e a Distância. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

MATTAR, João. Gamificação em educação: revisão de literatura. IN: SANTAELLA, Lucia; NESTERIUK, Sérgio; FAVA Fabricio. Gamificação em Debate – São Paulo: Blucher. 2018.

MOURATO, Fausto; PITEIRA, Martinha. Ferramentas De Gamificação Na Plataforma Moodle. Interacções, v. 15, n. 52, p. 83-105, 2019.

PEREIRA, Alice Cybis. AVA - Ambientes Virtuais de Aprendizagem em Diferentes Contextos. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.

TRISTÃO, Patrícia da Silva. Gamificação da disciplina metodologia da pesquisa no ensino superior: estudo de caso. Centro Universitário Internacional – UNINTER, Curitiba, 2018. (Dissertação de Mestrado) Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/330 - Acesso em: 10 dez. 2022.

SANTOS JUNIOR, Antônio Carlos Pereira dos - Ambientes Virtuais de Aprendizagem com Web Services e Tecnologias Livres: Possibilidades de uso no Ensino Superior Presencial – Universidade do Estado de Mato Grosso, Cáceres-MT, 2008.

SILVA, Ivanda Maria Martins - Formação Continuada De Professores Para Educação A Distância - Recife – PE - Abril 2010. Disponível em: >: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/152010154112.pdf - Acesso em: 28 dez. 2020.

SCHӦN, Donald A. – Os Professores e a sua Formação. 2ª Edição. Portugal, 1995.

WERBACH, Kevin; HUNTER, Dan. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia: Wharton Digital Press, 2012.

WERBACH, Kevin e HUNTER, Dan - For the Win. Imprensa digital Wharton. Disponível em: https://vr-entertain. com/wpcontent/uploads/BattleHuntersIM_4-US-V1, 2012. – Acesso em: 10 dez. 2022.

ZICHERMANN, G; CUNNINGHAN, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol: O’reilly Media, 2011. 208 p.

Downloads

Publicado

03/03/2023

Como Citar

Pereira dos Santos Junior, A. C. . (2023). GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EAD. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432814. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2814