GAMIFICAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EAD
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2814Palavras-chave:
Metodologias ativas, Gamificação, ambientes virtuais de aprendizagemResumo
Nos dias atuais é praticamente impossível pensar na educação seja básica ou superior sem a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC e também no processo de aprendizagem de forma ativa. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo demonstrar na perspectiva dos professores uma experiência de formação continuada a distância utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA com alguns recursos de gamificação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica abordando sobre metodologias ativas e mais especificamente a gamificação, além de dar ênfase na gamificação em AVA. Por fim são apresentados os elementos de gamificação que foram aplicados no curso de formação e também foram coletados via formulário eletrônico em escala Likert a opinião de alguns dos professores participantes avaliando sobre os elementos da gamificação, o planejamento e execução do curso. Desta forma foi possível compreender que sob o olhar dos professores o curso de formação de forma gamificado teve sua organização (estrutura, materiais, atividades, layout, cores, apostilas, vídeos, animações) sendo avaliado pela maioria como plenamente e parcialmente satisfeito e outro fator de destaque foi sobre a motivação/engajamento em uma formação a distância com abordagem de forma gamificada em AVA, chegando a 90% de acordo com os participantes.
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