O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) EM SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2817

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Geração

Resumo

As grandes mudanças sociais, resultado do isolamento vivenciado com a pandemia, no mundo, demandaram um enorme esforço na implementação de formas de comunicação, trocas de arquivos, entre outros artifícios que se fizeram pelo uso da internet, possibilitando inúmeras atividades sociais, principalmente no sentido educacional, o que resultou em uma profunda mudança na visão da educação on-line, acelerando tendências que vinham se desenrolando ao longo do tempo. Neste sentido, o presente estudo analisa o uso das tecnologias em sala de aula, com o advento das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), pois mediante a crise do COVID-19 os professores se viram obrigados a aprender a manusear os equipamentos e aplicativos para desenvolver aulas, aplicar atividades e conduzir o aluno na construção do conhecimento e competências a distância, visto a impossibilidade de um trabalho presencial devido a um problema de saúde pública generalizado. Hoje em dia as crianças nascem no berço digital, são familiarizados com o uso das tecnologias, ou seja, os profissionais precisam e necessitam não só conhecer, mas colocar em prática o uso da tecnologia, quebrando barreiras, pulando obstáculos. Hoje esses alunos são pertencentes à geração z e geração alpha que nasceu com a tecnologia em mãos, sendo esses jovens ou crianças que em sala de aulas estão apresentando perfil diferente de outras gerações, atentos a tudo e todos, com linhas de raciocínio mais rápida e adaptados ao uso de tecnologias, mudanças essas irreversíveis dentro do novo contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Bernardes Junior

Mestrado em Administração pela UNIP. Graduação em Administração - Faculdades Integradas Rio Branco. Engenheiro Mecânico pela UMC e Licenciatura em Matemática, pós graduação em docência do ensino superior e Controladoria e Finanças pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais.

Mateus de Macedo

Engenheiro Mecânico pela UMC, cursa matemática na UNIVESP atualmente, tem pós graduação em Estatística Aplicada.

Referências

TAKAHASHI, T. Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

ARAÚJO, S.A.E, OLIVEIRA, A.M. Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação. Educação Pública. Rio de Janeiro. 08 de nov. de 2016. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/23/desafios-da-educao-e-o-professor-como-mediador-no-processo-ensino-aprendizagem-na-sociedade-da-informao>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.

ENTENDA a importância da tecnologia em sala de aula. Movplan. 2022. Disponível em: <https://movplan.com.br/blog/tecnologia-em-sala-de-aula/>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.

ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículos: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.

USO das redes sociais no Brasil: O poder das redes no cotidiano dos brasileiros. Webcompany, 2020. Disponível:<https://webcompany.com.br/o-poder-das-redes-sociais-no-cotidiano-dos-brasileiros>. Acesso em: 02 de jul. de 2022.

Downloads

Publicado

16/02/2023

Como Citar

Bernardes Junior, R., & de Macedo, M. (2023). O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs) EM SALA DE AULA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422817. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2817