GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O CONSELHO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INDICADORES DA GESTÃO PARTICIPATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2826Palavras-chave:
Gestão Democrática , Projeto político-pedagógico, Conselho escolarResumo
Esse trabalho faz uma análise a respeito da implementação do Conselho Escolar e da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) na escola pública a fim de minimizar a ingerência do Estado e fortalecer a gestão democrática e administrativa e, consequentemente, a emancipação pedagógica e participativa, no envolvimento dos seus agentes educativos. Os Conselhos Escolares, quando munidos de funções diretivas, tornam-se corresponsáveis pelo processo educativo, uma vez que, discussões conjuntas geram ações coletivas e o envolvimento de todos, tornando as decisões mais legitimadas e apoiadas pelos envolvidos. Outro indicador de uma gestão democrática e participativa é a elaboração conjunta do Projeto Político-Pedagógico na instituição de ensino, pois quando construído coletivamente, tem a liberdade de, respeitando a legislação vigente, elaborar seu plano com uma identidade própria, fazendo desse documento um guia para as ações educacionais que norteiam o fazer escolar, agora também no Novo Ensino Médio que, com os novos componentes eletivos e formativos, atendem às necessidades dos estudantes também nas particularidades de cada região onde moram, compreendendo que a administração participativa não ocorre espontaneamente, resultando a necessidade de ser provocada e construída por todos os que pertencem à comunidade escolar, protagonistas de discursos e práticas, não apenas como implementadores de ideologias.
Downloads
Referências
AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Projeto político pedagógico: retrato da escola em movimento. Brasília: CNTE, 2004.
BRASIL, Constituição Federal de 1988. Jusbrasil. https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10650554/artigo-206-da-constituicao-federal-de-1988
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Cortez, 1997.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1994.
GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas: Papirus, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.
PEREIRA, Sueli Menezes. Refletindo sobre a democratização da gestão escolar a partir das relações entre educação e trabalho. Revista de Administração Educacional. Recife, v. 2, n. 6, p. 139-153, jul/dez. 2000.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, sobre educação e política. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. 11ª ed. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. Escola: projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 19
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.