GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O CONSELHO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INDICADORES DA GESTÃO PARTICIPATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2826Palavras-chave:
Gestão Democrática , Projeto político-pedagógico, Conselho escolarResumo
Esse trabalho faz uma análise a respeito da implementação do Conselho Escolar e da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) na escola pública a fim de minimizar a ingerência do Estado e fortalecer a gestão democrática e administrativa e, consequentemente, a emancipação pedagógica e participativa, no envolvimento dos seus agentes educativos. Os Conselhos Escolares, quando munidos de funções diretivas, tornam-se corresponsáveis pelo processo educativo, uma vez que, discussões conjuntas geram ações coletivas e o envolvimento de todos, tornando as decisões mais legitimadas e apoiadas pelos envolvidos. Outro indicador de uma gestão democrática e participativa é a elaboração conjunta do Projeto Político-Pedagógico na instituição de ensino, pois quando construído coletivamente, tem a liberdade de, respeitando a legislação vigente, elaborar seu plano com uma identidade própria, fazendo desse documento um guia para as ações educacionais que norteiam o fazer escolar, agora também no Novo Ensino Médio que, com os novos componentes eletivos e formativos, atendem às necessidades dos estudantes também nas particularidades de cada região onde moram, compreendendo que a administração participativa não ocorre espontaneamente, resultando a necessidade de ser provocada e construída por todos os que pertencem à comunidade escolar, protagonistas de discursos e práticas, não apenas como implementadores de ideologias.
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