GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O CONSELHO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INDICADORES DA GESTÃO PARTICIPATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2826

Palavras-chave:

Gestão Democrática , Projeto político-pedagógico, Conselho escolar

Resumo

Esse trabalho faz uma análise a respeito da implementação do Conselho Escolar e da construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) na escola pública a fim de minimizar a ingerência do Estado e fortalecer a gestão democrática e administrativa e, consequentemente, a emancipação pedagógica e participativa, no envolvimento dos seus agentes educativos. Os Conselhos Escolares, quando munidos de funções diretivas, tornam-se corresponsáveis pelo processo educativo, uma vez que, discussões conjuntas geram ações coletivas e o envolvimento de todos, tornando as decisões mais legitimadas e apoiadas pelos envolvidos. Outro indicador de uma gestão democrática e participativa é a elaboração conjunta do Projeto Político-Pedagógico na instituição de ensino, pois quando construído coletivamente, tem a liberdade de, respeitando a legislação vigente, elaborar seu plano com uma identidade própria, fazendo desse documento um guia para as ações educacionais que norteiam o fazer escolar, agora também no Novo Ensino Médio que, com os novos componentes eletivos e formativos, atendem às necessidades dos estudantes também nas particularidades de cada região onde moram, compreendendo que a administração participativa não ocorre espontaneamente, resultando a necessidade de ser provocada e construída por todos os que pertencem à comunidade escolar, protagonistas de discursos e práticas, não apenas como implementadores de ideologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Fernandes

Grupo Escolar Municipal Marlene Pereira Zuchi.

Adriana Milanez Suzigan

Escola Estadual Básica Giardini Luiz Lenzi.

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da Silva. Projeto político pedagógico: retrato da escola em movimento. Brasília: CNTE, 2004.

BRASIL, Constituição Federal de 1988. Jusbrasil. https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10650554/artigo-206-da-constituicao-federal-de-1988

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Cortez, 1997.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 1994.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Autonomia da escola: princípios e propostas. São Paulo: Cortez, 1997.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas: Papirus, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997.

PEREIRA, Sueli Menezes. Refletindo sobre a democratização da gestão escolar a partir das relações entre educação e trabalho. Revista de Administração Educacional. Recife, v. 2, n. 6, p. 139-153, jul/dez. 2000.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, sobre educação e política. 31ª ed. Campinas: Autores Associados, 1997.

VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 7ª ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. 11ª ed. Campinas: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. Escola: projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 19

Downloads

Publicado

17/02/2023

Como Citar

Fernandes, D. ., & Suzigan, A. M. . (2023). GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: O CONSELHO ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INDICADORES DA GESTÃO PARTICIPATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422826. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2826