PROMOÇÃO DA MENTALIDADE CIENTÍFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2842

Palavras-chave:

Ensino de graduação, Prática docente

Resumo

Será que a melhor formação para os estudantes de graduação é com métodos tradicionais ou com metodologias emergentes? Este estudo relata a experiência metodológica empregada na disciplina Análise Sensorial, do Curso de Tecnologia em Alimentos do IFCE, Campus Limoeiro do Norte, que propõe como atividade prática a execução de testes sensoriais e a redação dos resultados em formato de artigo para posterior publicação em eventos, visando à aproximação com a ciência, à expansão de conhecimentos para uma formação consciente e à crítica na área de atuação. O estudo empregou uma abordagem qualiquantitativa, do tipo descritiva e explicativa, com as ações educativas desenvolvidas no contexto da disciplina referida, no período de 2009 a 2019, que corresponde à oferta durante 10 (dez) semestres letivos. Os dados foram coletados por intermédio do Sistema Q-Acadêmico Web e da Plataforma Lattes. No referido período, foram matriculados 228 alunos na disciplina. Considerando apenas uma participação por evento, estão registradas na Plataforma Lattes 48 publicações com 133 participações discentes, nos formatos de Resumo, Resumo Expandido, Trabalho Completo em Anais e Artigo em Periódico. Reunindo um percentual de 58,33% do total de matriculados na disciplina, os alunos realizaram a atividade proposta, divulgando os trabalhos desenvolvidos em eventos ocorridos em âmbito estadual, regional, nacional e internacional, incluindo publicações em outro idioma. Apreende-se que é possível produzir ou contribuir com a ciência por meio da mobilização de estudantes, com suas expectativas e perspectivas diversas e próprias, utilizando instrumentos didáticos teórico-práticos, como a escrita acadêmica.

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Biografia do Autor

Marlene Nunes Damaceno

Professora, área de Tecnologia de alimentos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE.

 

Karlucy Farias de Sousa

Professora, graduada em Letras (Inglês - Licenciatura e respectiva Literatura) pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Linguagem, Tecnologia e Ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Linguística Aplicada (Concentração em Estudos da Linguagem) pela Universidade Estadual do Ceará e Doutoranda em Linguística Aplicada (Concentração em Linguagem, Tecnologia e Ensino) pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

06/03/2023

Como Citar

Damaceno, M. N., & Farias de Sousa, K. (2023). PROMOÇÃO DA MENTALIDADE CIENTÍFICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432842. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2842