LER E ESCREVER COM ESTILO: ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2850

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura, Infantil, Teórico.

Resumo

O problema que motivou este estudo surgiu quando se percebeu que os professores da escola foco da pesquisa não possuem, como principal preocupação, o foco da leitura e escrita em sala de aula, o que deixa o ensino com deficiências, talvez por acomodações ou por possuírem pouco domínio. Baseado nisso, esse trabalho tem como objetivo geral:  Analisar os professores das séries iniciais bem como os recursos que os apoiam. E como objetivos específicos: Descrever pontos relevantes que envolvem a formação do professor das series iniciais e desenvolver a leitura e a escrita numa concepção reflexiva para os alunos das series iniciais, utilizando uma discussão teórica sobre o tema. Levando isso em consideração, concluímos que a leitura e a escrita estão em toda parte, as crianças começam a entrar em contato com o mundo letrado muito cedo, haja vista a maioria dos objetos que estão a sua volta se tornam fontes inesgotáveis de estímulos direcionados à alfabetização. Finalizando esta consideração, podemos dizer que se espera que os apontamentos aqui registrados possibilitem evidenciar embriões para a qualificação dos professores que trabalham com as séries iniciais e que formam leitores e escritores, permitindo apontar reflexões para possíveis redirecionamentos. Compreendemos que a leitura deste texto, assim como de outros, irá complementar, proporcionando elementos para redimensionar os pensamentos. Criando novas ideias, como repensar, se for necessário, as atividades educativas dos professores.

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Biografia do Autor

  • Eny Araújo de Paula Teófilo

    Universidad De La Integración De Las Américas.

  • Leonardo Barroso de Melo

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

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Publicado

03/03/2023

Como Citar

LER E ESCREVER COM ESTILO: ATUAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL II. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432850. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2850