QUAIS SÃO AS BOAS NOVAS? LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.289

Palavras-chave:

Metodologia, Leitura e Interpretação, Matemática

Resumo

A aprendizagem é desenvolvida por uma série de fatores que colaboram entre si para o desenvolvimento cognitivo e a metodologia usada em sala de aula é um dos principais procedimentos de garantia da aquisição dos objetivos traçados. Esses, por sua vez, são formalizados conforme a necessidade da turma. Assim, se temos uma problemática relacionada à leitura e interpretação como fator limitante da aprendizagem, é essencial que os momentos de estudos sejam ministrados com finalidade de sanar tais deficiências cognitivas dos indivíduos. O presente artigo tem como objetivo analisar estratégias metodológicas inovadoras, particularmente, aquelas que contribuem para o desenvolvimento da capacidade interpretativa do indivíduo e ressalta a utilização de textos jornalísticos como fonte metodológica para aulas de Matemática, de modo que a mesma se torne mais dinâmica e ligada à realidade dos educandos. Para tanto, apresentamos exemplos de textos extraídos de jornais de circulação regional e nacional, para demonstrar uma alternativa de abordagem temática de conteúdos matemáticos que podem embasar os estudos do alunado inserido na Educação Básica. Por fim, verificamos que o uso de jornais como fonte metodológica é um importante ponto de partida para formar seres com desenvoltura crítica, sendo integrantes diretos das sociedades em que vivem e capazes de superar os desafios por elas propostos.

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Publicado

29/05/2021

Como Citar

Rodrigues da Silva, O., Amaral Melo Lima, T., de Oliveira Silva, M. ., & Melo Lima, M. . (2021). QUAIS SÃO AS BOAS NOVAS? LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(4), e24289. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.289