QUAIS SÃO AS BOAS NOVAS? LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.289Palavras-chave:
Metodologia, Leitura e Interpretação, MatemáticaResumo
A aprendizagem é desenvolvida por uma série de fatores que colaboram entre si para o desenvolvimento cognitivo e a metodologia usada em sala de aula é um dos principais procedimentos de garantia da aquisição dos objetivos traçados. Esses, por sua vez, são formalizados conforme a necessidade da turma. Assim, se temos uma problemática relacionada à leitura e interpretação como fator limitante da aprendizagem, é essencial que os momentos de estudos sejam ministrados com finalidade de sanar tais deficiências cognitivas dos indivíduos. O presente artigo tem como objetivo analisar estratégias metodológicas inovadoras, particularmente, aquelas que contribuem para o desenvolvimento da capacidade interpretativa do indivíduo e ressalta a utilização de textos jornalísticos como fonte metodológica para aulas de Matemática, de modo que a mesma se torne mais dinâmica e ligada à realidade dos educandos. Para tanto, apresentamos exemplos de textos extraídos de jornais de circulação regional e nacional, para demonstrar uma alternativa de abordagem temática de conteúdos matemáticos que podem embasar os estudos do alunado inserido na Educação Básica. Por fim, verificamos que o uso de jornais como fonte metodológica é um importante ponto de partida para formar seres com desenvoltura crítica, sendo integrantes diretos das sociedades em que vivem e capazes de superar os desafios por elas propostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.