TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM: UMA REALIDADE DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2977Palavras-chave:
Tecnologia, Aprendizagem, Crianças, PandemiaResumo
Com o aumento do uso da tecnologia por crianças na pandemia do COVID-19 e frente às medidas de proteção, como o isolamento social, este artigo tem o objetivo de compreender os impactos da tecnologia no processo da aprendizagem de crianças durante o período pandêmico. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem qualitativa, realizada no mês de outubro de 2022, a partir de artigos científicos e dissertações selecionados nas plataformas Scielo, BVS-Psi e a Biblioteca virtual Google Acadêmico, a partir dos descritores: aprendizagem, tecnologia, pandemia, crianças, impactos, infância, ensino remoto, ensino aprendizagem e TICs, no idioma português, publicados no período de 2020 a 2022. Foram incluídas sete publicações para a análise final. Os resultados demonstraram aspectos negativos e positivos acerca dos impactos da tecnologia no processo de aprendizagem, no entanto, destacaram-se os negativos, visto que o uso excessivo das TICs comprometeu o desenvolvimento da criança, com riscos para a saúde física, mental e social, além de uma intensificação do estresse, dificuldades de concentração e agressividade, com implicação na aprendizagem. Já os aspectos positivos estão relacionados a uma aprendizagem mais significativa e interativa com o uso da tecnologia. Concluiu-se que o uso excessivo da tecnologia traz implicações para o aprendizado infantil, assim se faz necessário o uso controlado, moderado e supervisionado das TICs. Além disso, é necessário construir políticas sólidas de acesso à tecnologia, que tenha abrangência em todos os espaços e classes sociais, e assim será possível incluir ferramentas digitais na educação, com acesso igualitário.
Downloads
Referências
ANTUNES NETO, Joaquim Maria Ferreira. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Prospectus: Gestão e Tecnologia, [S.L.], v. 2, n. 1, p. 28-38, 10 out. 2021. Disponível em:
<https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pst/article/view/31.> Acesso em: 24 maio 2022.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: ArtMed, 2008
BASTOS, Ivanilda Maria Silva; PEREIRA, Sonia Regina. A Contribuição de Vygotsky e Wallon na compreensão do desenvolvimento infantil. Trabalho de conclusão de curso. 2003. Disponível em http: http: http:
BESSA, Valéria da Hora. Teorias da Aprendizagem. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2008.
p. Disponível em:
<https://psicologandoja.webnode.com.br/_files/200000064-e4114e50b2/teorias_da_aprendizagem_o nline.pdf.> Acesso em: 12 abr. 2022.
CASAGRANDE, Lindamir Salete; INCERTI, Tania Gracieli Vega; FREITAS, Lucas Bueno de. Quer aprender na escola: impactos do ensino à distância sobre os estudantes. Revista Tecnologia Sociedade, [S.L.], v. 18, n. 54, p. 187, 1 out. 2022. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v18n54.14942.
DELBONI, Carolina. Uso excessivo de telas na pandemia provoca danos a saúde mental em crianças e adolescentes. ESTADÃO, 2021. Disponível em:
<https://emais.estadao.com.br/blogs/kids/uso-excessivo-de-telas-na-pandemia-provo ca-danos-a-saude-mental-em-criancas-e-adolescentes/.> Acesso em: 26 maio 2022.
DOMINGUES, Suzâni Dutra; MACIEL, Fabiana; CARRETA, Ângela. Uso das mídias digitais na infância e seus efeitos no desenvolvimento das crianças. Congrega: Anais da 16ª Mostra de iniciação cientifica, Rio Grande do Sul, p.115-120, 2020. Disponível em: <http://revista.urcamp.edu.br/index.php/congregaanaismic/article/view/3500/2756. > Acesso em: 1 jun. 2022.
ERCOLE, Flávia Falci, et al. “Revisão integrativa versus revisão sistemática”. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, vol. 18, 2014, p. 09–11. https://doi.org/10.5935/1415-2762.20140001.
FARIAS, Mirian Zuqueto; GIORDANO, Cassio Cristiano. Educação em tempos de pandemia de COVID-19: Adaptação ao ensino remoto para crianças e adolescentes. Série Educar: Tecnologias, Belo Horizonte, v. 44, p. 60-71, 2020.
FERREIRA, Abson Pimenta. Atualização de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão dos conhecimentos pedagógicos, ao uso da tecnologia e das práticas dos docentes da rede Municipal de Ensino de São João de Pirabas. 2022. Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.
FERREIRA, Liliane Musumeci et al. Aprendizagem nos tempos atuais, tecnologia, emoções, pandemia. Society And DevelResearchopment, [S.L.], v. 11, n. 1, p. 1-7, 6 jan. 2022. Research, Society and Development. Disponível em:
<https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24980/21876.> Acesso em: 01 jun. 2022.
FIGUEIRÓ, Mauricio Bones; SILVEIRA, Sidnei Renato. Uso de Tablets nos Processos de Ensino e de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 24 f. Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm), Palmeira das Missões, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.
Grupo de Referência IASC sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial em Emergências Humanitárias: Como lidar com os aspectos psicossociais e de saúde mental referentes ao surto de COVID-19. 2020. Disponível em:
<https://interagencystandingcommittee.org/system/files/2020-03/IASC%20Interim%2 0Briefing%20Note%20on%20COVID-19%20Outbreak%20Readiness%20and%20Re sponse%20Operations%20-%20MHPSS%20%28Portuguese%29.pdf.> Acesso em: 29 abr. 2022
GUERIN, Cíntia Soares. Percepção dos professores sobre o uso da tecnologia no ensino e aprendizagem da Geração Z.. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2020.
Disponível em:<https://tede.unioeste.br/handle/tede/5091> Acesso em:12 maio. 2022
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 4, n. 10, p. 47–56, 2003. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6419.> Acesso em: 11 maio. 2022
LEAL, Géssica Dias. O uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem. 28 f. Monografia (Especialização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2021. Disponível em: <https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/bitstream/123456789/3144/1/MONOGRAFI A%20G%c3%89SSICA%20-%20Finalizada.pdf.> Acesso em: 11 maio 2022.
LEONTIEV, Alexander. O desenvolvimento do psiquismo. 2 ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LOEB, A. How effective is online learning? What the research does and doesn't tell us. Education Week. 2020.
NAKANO, Tatiana de Cassia; ROZA, Rodrigo Hipolito; OLIVEIRA, Allan Waki de. Ensino a distância em tempos de pandemia. Revista E-Curriculum, [S.L.], v. 19, n. 3, p. 1368-1392, 29 set. 2021. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1368-1392.
OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. 2015. 21 f. Disponível em:
<http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/11019/8864. > Acesso em: 13 de maio de 2022.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed.
Porto Alegre: Amgh, 2013.
PIAGET, J. A epistemologia genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971.
PORSSE, A. A.; SOUZA, K. B. de; CARVALHO, T. S.; VALE, V. A. lmpactos
Econômicos do COVID-19 no Brasil. Núcleo de Estudos em Desenvolvimento Urbano e Regional (NEDUR) da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Abril/2020. Disponível em:
<http://www.nedur.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/nota-tecnica-nedur-ufpr01-2020-impactos-economicos-da-covid-19-no-brasil.pdf.> Acesso em:27 abr. 2022
PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO. Impactos da tecnologia na vida das crianças na pandemia: a tecnologia é vista como uma grande aliada durante o distanciamento social. 2021. Disponível em:
<https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/institucional.> Acesso em: 26 maio 2021.
QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. A experiência da aprendizagem remota: quanto tempo demais na tela? Colégio Loyola, 2020.
RIBEIRO, Eliane Gusmão; SOUZA, Erica Lara; NOGUEIRA, Joquebede de Oliveira; ELER, Rosemeire. Saúde Mental na Perspectiva do Enfrentamento à COVID -19:
Manejo das Consequências Relacionadas ao Isolamento Social. Rev Enfermagem e Saúde Coletiva: São Paulo, p. 47-57, 2020. Disponível em:
<http://www.revesc.org/index.php/revesc/article/viewFile/59/68.> Acesso em: 28 abr. 2022.
SILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes da. O método Científico na psicologia: Abordagem qualitativa e quantitativa. Psicologia. Com. Pt: O portal dos Psicólogos, Amazonas, p. 1-10, 12 nov. 2010.
SILVA, Maria Jardiane dos Santos. Impactos no processo de ensino remoto da alfabetização e letramento escolar durante a pandemia covid-19. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco- Campus Agreste, Caruaru, 2021.
SOARES, Karla Hellen Dias; OLIVEIRA, Luana da Silva; SILVA, Renata Karolaine Flor da; SILVA, Dayanne Caroline de Assis; FARIAS, Ariany Cristine do Nascimento; MONTEIRO, Estela Maria Leite Meirelles; COMPAGNON, Milton Cezar. Medidas de prevenção e controle da covid-19: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [S.L.], v. 13, n. 2, p. 6071, 5 fev. 2021.
Disponível em: <https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/6071.> Acesso em: 28 abr. 2022.
SOUZA, Juliana Martins de; VERÍSSIMO, Maria de La Ó Ramallo. Child development: analysis of a new concept. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S.L.], v. 23, n. 6, p. 1097-1104, dez.
FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0462.2654.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.