ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2987

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Escola primária. Tecnologias educacionais

Resumo

Este trabalho discorre sobre as experiências vivenciadas, em um momento crucial para um acadêmico de Licenciatura, o Estágio Supervisionado. As atividades práticas in loco foram realizadas por ocasião da aplicação da disciplina Estágio Supervisionado em Computação I, do Curso de Licenciatura em Computação, no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA), da Universidade do Amazonas (UEA). O trabalho se apoia em relatos de experiências, demonstrando os resultados obtidos por ocasião das atividades práticas na disciplina Estágio Supervisionado em Computação I (Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II). A pesquisa é de natureza descritiva qualitativa, na qual são descritas as experiências vivenciadas em duas instituições de ensino no município acima citado. A coleta de dados se fez por meio de anotações no caderno de campo. Nesse contexto, o acadêmico desenvolve a mediação entre as teorias pedagógicas e a prática educativa com vistas à elaboração do Plano de Ação Pedagógica no Ensino Fundamental I e II, considerando a área da computação como centralidade, praticando o Estágio com Pesquisa e a prática pedagógica do professor como objeto de estudo e investigação na licenciatura em computação. A metodologia desenvolvida teve como referência a especificidade dos métodos próprios de investigação das ciências humanas, pois o trabalho estabelece um processo em que se conjuguem estímulos e exigências necessárias para que o estagiário, segundo suas capacidades, ao final do estágio supervisionado, produza pesquisas condizentes com os problemas encontrados no meio escolar.

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Biografia do Autor

  • Emanuele Nogueira de Souza

    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

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Publicado

12/04/2023

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e442987. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2987