ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO I: O USO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2987Palavras-chave:
Estágio supervisionado. Escola primária. Tecnologias educacionaisResumo
Este trabalho discorre sobre as experiências vivenciadas, em um momento crucial para um acadêmico de Licenciatura, o Estágio Supervisionado. As atividades práticas in loco foram realizadas por ocasião da aplicação da disciplina Estágio Supervisionado em Computação I, do Curso de Licenciatura em Computação, no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA), da Universidade do Amazonas (UEA). O trabalho se apoia em relatos de experiências, demonstrando os resultados obtidos por ocasião das atividades práticas na disciplina Estágio Supervisionado em Computação I (Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II). A pesquisa é de natureza descritiva qualitativa, na qual são descritas as experiências vivenciadas em duas instituições de ensino no município acima citado. A coleta de dados se fez por meio de anotações no caderno de campo. Nesse contexto, o acadêmico desenvolve a mediação entre as teorias pedagógicas e a prática educativa com vistas à elaboração do Plano de Ação Pedagógica no Ensino Fundamental I e II, considerando a área da computação como centralidade, praticando o Estágio com Pesquisa e a prática pedagógica do professor como objeto de estudo e investigação na licenciatura em computação. A metodologia desenvolvida teve como referência a especificidade dos métodos próprios de investigação das ciências humanas, pois o trabalho estabelece um processo em que se conjuguem estímulos e exigências necessárias para que o estagiário, segundo suas capacidades, ao final do estágio supervisionado, produza pesquisas condizentes com os problemas encontrados no meio escolar.
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