ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.2991Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Relatos de experiências, Ensino fundamentalResumo
Este trabalho descreve sobre as práticas educacionais realizadas no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado em Computação I, no curso de graduação de Licenciatura em Computação, da universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari (NESCOA). As atividades in loco foram realizadas em uma escola da rede estadual de ensino, na cidade de Coari – Amazonas. A disciplina neste curso, possibilita ao estagiário experenciar a prática do estágio com pesquisa nas escolas públicas, na qual o objeto de investigação é a problemática educacional, a ser investigada, nesta perspectiva, o estagiário tem a oportunidade de propor possíveis soluções e para tanto, se faz necessário o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O trabalho se apoia em uma abordagem de natureza descritiva qualitativa e relata de forma contextualizada as experiências vivenciadas na prática de estágio. A metodologia descreve as principais etapas da pesquisa, enfatizando o uso da Coleção Conceito Digital, que é um conjunto de 51 aulas de matemática e português que prioriza a utilização do método fônico para a alfabetização das crianças. Nossas considerações, de acordo com os resultados obtidos nas regências, recomendam a utilização deste recurso tecnológico pelos professores, visando um melhor aproveitamento no processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental I.
Downloads
Referências
AQUINO, Julio Gropa. (1996). A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso: 08 mar. 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Brasília, 2008. Disponível em:< https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm.>. Acesso: 08 mar. 2023.
CASTRO, A. T. K. A; SALVA, S. (2012). Estágio como Espaço de Aprendizagem Profissional da Docência no Curso de Pedagogia. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – IX ANPED SUL. Disponível em: https://docplayer.com.br/1385566-Estagio-como-espaco-de-aprendizagem-profissional-da-docencia-no-curso-de-pedagogia.html >. Acesso: 08. Mar. 2023.
FERREIRA, L. G., & Ferraz, R. D. (2021). Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese, 7, e021017. https://doi.org/10.47519/eiaerh.v7.2021.ID52.
LIMA, M. S. L., & PIMENTA, S. G. (2004). Estágio e docência. São Paulo. Cortez Editora.
MOURA, M. O. Matemática na infância. (2007) In: MIGUEIS, M. R.; AZEVEDO, M. G. (Org.). Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia: Gailivro, p. 39-64.
OLIVEIRA, Z. Pires, R. e Honório. (2010) Orientações para estágio de observação, participação e regência. São Paulo: Facitec.
SADOVSKY, Patrícia. (2007). Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Nova Escola. São Paulo, Ed. Abril.
SILVA, H. I., & Gaspar, M. (2018). Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 99(Rev. Bras. Estud. Pedagog., 2018 99(251). Disponível em: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093. Acesso: 06 mar. 2023.
SILVA, L.P, Barbosa, L.S. O. (2020). Coleção Conceito Digital: Um Conjunto de Aulas Multimidias de Matemática e Língua Portuguesa aos alunos do Ensino Fundamental I. VI Seminário Nacional de Inclusão Digital (SENID 2020). Disponível em: https://portal.educacao.rs.gov.br/VI-SENID. Acesso 05 mar. 2023.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA. (2015). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação – CESIT/UEA. APÊNDICE “A”. Art. 5º - CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.