ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PLANILHA ELETRÔNICA DO SOFTWARE LIBRE OFFICE NO ENSINO DO CÁLCULO NUMÉRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3002

Palavras-chave:

Programação computacional. Ferramenta Tecnológica. Método bissecção

Resumo

Encontrar raízes com os métodos de Cálculo Numérico demanda tempo para descrever iteração por iteração, seja de forma manual ou através de algum software, como o Scilab, que precisa de conhecimento de programação computacional, mesmo que simples. Por outro lado, a Planilha Eletrônica do Libre Office permite realizar as iterações para encontrar uma raiz da função apenas com conhecimento básico do funcionamento de um computador e de planilhas eletrônicas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como objetivo o uso da Planilha Libre Office para obter um valor aproximado da solução de uma função, com uso do método iterativo da bissecção. Para efeito de comparação, o processo iterativo bissecção foi desenvolvido de duas formas distintas: primeiro, de forma manual e, depois, pela Planilha Libre Office. Os resultados mostraram que a melhor precisão da raiz procurada foi obtida via planilha eletrônica, em função da quantidade de casas decimais utilizadas na aproximação da raiz por esse procedimento, do que aquele obtido de forma manual, devido ao erro de arredondamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Antonio de Lima

    Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Rondônia.

  • Reginaldo Tudeia dos Santos

    Doutor em Ciências Climáticas na linha de Modelagem Dinâmica/Estocástica em tempo e clima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Mestre em Modelagem Matemática (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ), especialização em Educação Matemática (Universidade Federal de Rondônia), Licenciatura em Matemática (Universidade Federal de Rondônia) e graduação em Ciências (Faculdades Integradas de Ariquemes). Professor efetivo da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná. 

  • Enoque da Silva Reis

    Universidade Federal de Rondônia.

  • Fernando Luiz Cardoso

    Graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras Santa Marcelina e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor 3 grau da Universidade Federal de Rondônia.  Doutorando no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Rondônia.

Referências

ALVES, B. C. S. et al. Apostila de Libre Office Calc. Uberlândia: UFU, S/d.

BRITO, A. P. G.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisa qualitativas na área de educação. Carderno da Funcamp, v. 20, n. 44, p. 1-15, 2021.

CUNHA, F. G. M.; CASTRO, J. K. S. Cálculo Numérico. Licenciatura em Matemática. Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Fortaleza, 2010. 163 p.

JUSTO, D. A. R. et al. Cálculo Numérico. Um livro colaborativo. ed. Rio Grande do Sul. 2020.

LIBRE OFFICE. História do Libre Office Calc. Disponível em: https://pt-br.libreoffice.org/sobre-nos/historia-do-libreoffice. Aceso em: 26 set. 2022.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

PERNAMBUCO. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Cálculo Numérico. Prof. Jorge Cavalcanti. Pernambuco. 12 p. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/1CN_motivacao.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.

SILVANO, M. F. G.; OLIVEIRA M. F. A utilização do excel como ferramenta didática: funções de primeiro e segundo grau no primeiro ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2018.

UNIR. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2016. Disponível em: https://dmejp.unir.br/pagina/exibir/9744. Acesso em: 15 nov. 2022.

Downloads

Publicado

12/04/2023

Como Citar

ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PLANILHA ELETRÔNICA DO SOFTWARE LIBRE OFFICE NO ENSINO DO CÁLCULO NUMÉRICO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443002. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3002