INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3017

Palavras-chave:

Informática na Educação. Gestão Escolar. Projeto.

Resumo

Este trabalho discorre sobre a utilização da Informática na Educação, trazendo uma reflexão sobre a importância da atuação da gestão escolar e do docente coordenador de tecnologia educacional. Com a inserção dos computadores nas escolas e a utilização de tecnologias disponíveis na Internet, as instituições de ensino passaram por mudanças no seu cotidiano, nos procedimentos das práticas pedagógicas face à utilização de recursos tecnológicos. Nesse sentido, objetiva-se refletir sobre a implementação de um projeto de tecnologia educacional, mostrando os caminhos para os quais a gestão escolar deve direcionar suas ações visando a realização das fases de transição. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa bibliográfica em uma abordagem qualitativa, objetivando analisar contextualmente e trazer propostas para a inserção da Informática na Educação, considerando as questões levantadas, quais sejam: o papel da gestão escolar e do professor coordenador de tecnologia educacional, bem como as fases para implementação do projeto. Esta pesquisa de cunho bibliográfico foi fundamentada com base nos autores: Valente (1993), (2001), Barros (2009), Bona (2009), Ferreira (2014) e Tajra (2017). Nossas considerações sugerem para a necessidade de se dar prosseguimento a discussão do referido tema, reiterando a inevitabilidade de se fazer uma gestão democrática e de um planejamento, priorizando a utilização da Informática, possibilitando meios para potencializar novas formas de práticas pedagógicas alinhadas aos recursos tecnológicos, visando melhor atender aos anseios dos alunos do século XXI.

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Biografia do Autor

Emanuele Nogueira de Souza

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas -UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA..

Amanda Beatriz Avelar Rocha

Acadêmica do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – (NESCOA)/UEA.

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Rogério Brito de Oliveira

Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas

Referências

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Publicado

13/04/2023

Como Citar

Nogueira de Souza, E., Avelar Rocha, A. B., de Oliveira Barbosa, L. S., & Brito de Oliveira, R. (2023). INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: A GESTÃO ESCOLAR E AS FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443017. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3017