SOCIEDADE XAVANTE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR FOCADO NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA E NA LEGISLAÇÃO ATUAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alana Ferraz Almeida
  • Tâmara Leite Bezerra Costa
  • Leide Ane da Silva Pereira
  • Rafaela da Conceição Martins dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3062

Palavras-chave:

Sociedade Xavante, Educação, Ensino

Resumo

Por meio da edificação deste trabalho, busca-se refletir acerca do currículo voltado para a educação indígena, tendo em vista um olhar preocupado com a formação docente indígena, com base em documentos norteadores da educação. Assim, este trabalho busca colaborar para futuros debates acerca de motes que se mostrem pertinentes à constituição de currículos, educação escolar indígena e ainda acerca da formação docente, por meio de uma abrangência de que o currículo escolar se caracteriza como sendo uma das ferramentas de maior seriedade no ambiente educacional, como também na sociedade, sendo uma clara questão de poder, pois, aquele que o detém estabelece o pensamento de que a edificação da identidade está se arquitetando ali. Desta forma, compreende-se que ele é uma ferramenta de transmissão de conteúdos, de valores e de cultura. Em suma, este estudo, por meio de sua pesquisa de caráter bibliográfico, assinala para a indigência de se formar professores para a educação indígena, buscando-se, com isso, que exista uma maior vivência com a realidade dos estudantes indígenas e ainda com sua valorização como verdadeiros sujeitos sociais e culturais.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Alana Ferraz Almeida

Bacharelado em Direito pela UNIRIOS. Licenciada em Pedagogia pela UNEB. Pós graduada em Psicopedagogia Clínico- Institucional e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Tâmara Leite Bezerra Costa

Graduação em Pedagogia. Pós graduação em Gestão e Planejamento Educacional e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Leide Ane da Silva Pereira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pós graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade São Luiz de França- Sergipe e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Rafaela da Conceição Martins dos Santos

Graduada em Pedagogia – Universidade Estadual Vale do Acarú – CE (UVA); Graduanda em Letras – Língua Portuguesa - Formação Pedagógica - Universidade Estácio de Sá – (ESTÁCIO) ; Especialista em Educação de Jovens e Adultos – Centro Universitário Faveni – (FAVENI); Especialista em Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista em Educação Especial - Faculdade Instituto Brasil de Ensino – IBRA; Especialista em Educação Infantil e Alfabetização - Centro Universitário Maurício de Nassau – Recife; Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faculdade Ibra de Minas Gerais – FIBMG; Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Referências

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Ferraz Almeida, A., Leite Bezerra Costa, T., da Silva Pereira, L. A., & Martins dos Santos, R. da C. (2023). SOCIEDADE XAVANTE E EDUCAÇÃO: UM OLHAR FOCADO NO CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA E NA LEGISLAÇÃO ATUAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453062. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3062