DESAFIO DO DOCENTE DIANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Maria Arlete Trindade Pinto Brandão
  • Samara Teodozo Nunes
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3065

Palavras-chave:

Desafio do docente, Classe multisseriadas

Resumo

A educação representa um direito fundamental e por isso vem sendo estudada ao longo das décadas, visto que uma sociedade que tem acesso ao estudo tende a ser mais evoluída. Para tanto, a educação vem sendo um desafio para os professores, considerando que as crianças, ao adentrarem nas instituições, não são mais despreparadas no que tange à educação, se comparado com épocas em que a mídia digital não fazia parte do cotidiano. Justamente devido a essa aprendizagem fora da escola, é muito natural que os pais não levem essa modalidade de educação como relevante, o que resulta na configuração de salas multisseriadas, onde crianças pertencem ao mesmo grupo em condições de aprendizagem diferentes. Portanto, dentro dessa realidade, esse estudo teve como objetivo geral, compreender os desafios enfrentados pelos professores que dão aulas em classes multisseriadas na educação infantil. Tendo como metodologia a revisão de literatura, onde o mecanismo de busca por referências ocorreu nas bases de dados Scielo e Medline, cuja temporalidade dos documentos selecionados se concentrou de 1993 a 2023, com os documentos no idioma português e disponíveis na integra. Concluindo que salas numerosas e multisseriadas representam um desafio para os professores, pois eles precisam estar mais preparados para atender essas crianças dentro de suas habilidades e limitações, de forma que todos possam aprender de forma eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maria Arlete Trindade Pinto Brandão

Graduada em pedagogia. Pós graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. Curso de especialização em Educação Especial: Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado- AEE e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Samara Teodozo Nunes

Graduada em Pedagogia e História. Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Infantil. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

Cury, C. R. J. (2002) A educação básica no Brasil. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, set., p. 142-200.

Durkheim, É. (1998) Educação e Pedagogia. Buenos Aires: Editorial Losada.

Freire, P. (1993) Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gatti, B. A. (2012) Abordagens quantitativas e a pesquisa educacional. Fundação Carlos Chagas, USP.

Janata, N. E.; Anhaia, E. M. (2015) Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educ. Real. [online], vol. 40, n. 3, p. 685-704, 2015.

Parenta, C. M. D. (2014) Perfil, concepções e práticas pedagógicas de professores que atuam em turmas multisseriadas de escolas públicas de Sergipe. RBEP. vol. 95, n. 241, set./dez.

Pinheiro, M. S. D. (2007) A concepção de educação do campo no cenário das políticas públicas da sociedade brasileira. Cadernos ANPAE. Rio Grande do Sul.

Santos, F. J. S.; Moura, T. V. (2012) A Pedagogia das Classes Multisseriadas: uma perspectiva contra-hegemônica às políticas de regulação do trabalho docente. Debates em Educação. Maceió, v. 4, n. 7, jan./jul.

Santos, F. J. S.; Moura, T. V. (2010) Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica (Coleção Caminhos da Educação do Campo; v. 2), pp. 22-48.

Silveira, K. A.; Enumo, S. R. F.; Batista, E. P. (2014) Indicadores de estresse e estratégias de enfrentamento em professores de ensino multisseriado. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 3, p. 457-465, dez.

Downloads

Publicado

30/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Trindade Pinto Brandão, M. A., Teodozo Nunes, S., & de Sena Araujo Leandro, A. (2023). DESAFIO DO DOCENTE DIANTE DAS CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453065. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3065