EDUCAÇÃO EM CONTEXTO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DE DESAFIOS E CRISES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lucelina Gomes Rangel Ferreira
  • Giordano Bruno de Andrade Vieira
  • Iraide Soares da Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3067

Palavras-chave:

Educação, Políticas educacionais, Ensino

Resumo

A educação escolar pode ser compreendida na sociedade capitalista como função social que assume o compromisso de atender aos interesses da reprodução desta sociedade, baseando-se nessas intenções, as políticas educacionais visam reformular periodicamente o caráter escolar, modificando currículos, como se vê na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que veio com o objetivo de propor um “novo olhar” para a educação escolar e seus objetivos de aprendizagem. O objetivo geral desse estudo foi compreender os desafios da educação no contexto das políticas educacionais. A busca foi realizada em bases de dados online sendo elas: (a) Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); (b) biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library On-line (SciELO); (c) Google acadêmico. Concluindo que a educação é um complexo essencial à categoria do trabalho e ao processo de formação humana, isto é, possibilita o desenvolvimento do trabalho e com isso, da própria transformação da realidade ao mesmo tempo em que contribui para a transformação da consciência humana, no sentido de desenvolver a capacidade intelectual de apreensão dos indivíduos, e daí a necessidade de melhor compreender o referido fenômeno social, pois ele é fundamental na orientação da consciência que se torna força material na ação da práxis do sujeito, portanto, as políticas educacionais são fundamentais para nortear e conduzir o indivíduo em seus objetivos.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Lucelina Gomes Rangel Ferreira

    Graduada em Geografia e Pedagogia. Pós graduada em Intervenção para Autismo e Deficiência Intelectual e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Giordano Bruno de Andrade Vieira

    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduado em Educação Musical pela Universidade Metropolitana de Santos. Pós Graduado em Tecnologia de Informação e Comunicação para Educação Básica pela Universidade Federal de Juiz de Fora e mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Iraide Soares da Silva

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

     

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO EM CONTEXTO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ALÉM DE DESAFIOS E CRISES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443067. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3067