A SOCIEDADE XAVANTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM PROL DE SUAS INDIGÊNCIAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Marcia Ulrich Bisello
  • Patrícia Weimer
  • Dione Schneider Pezzini

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3069

Palavras-chave:

Sociedade Xavante, Formação, Professores

Resumo

Este breve estudo foi desenvolvido com o intuito de abrir uma breve discussão acerca da formação de professores indígenas que fazem parte da sociedade Xavante, tendo em vista as suas indigências Educacionais e os indivíduos desta comunidade, os quais deixam as aldeias a procura de formação em escolas situadas em Mato Grosso, Brasil. Citar-se-á, o curso de Letras, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso, o qual, na opinião dos autores deste estudo, não oferta uma formação  que contemple as indigências de tal público, contudo, sabe-se que o problema não se encosta no próprio curso, ou mesmo na Universidade, mas sim, na carência de vontade do Governo para com esta questão. Assim, por meio deste estudo e de uma pesquisa de cunho bibliográfico, compreendeu-se que a Educação voltada para o público dos povos  indígenas foi pautada, no decorrer da história do Brasil, por acepções que envolvem o subjugar as dessemelhanças culturais, impondo-se, com isso, a “civilização”. Entretanto, por meio dos movimentos sociais principiados na década de 70, como também por meio da Carta Magna, datada de 1988, os direitos indígenas passaram a ser afiançados por lei. Desta forma, entende-se que, para além do indígena que necessita compreender a língua falada no espaço educacional urbano, buscando tanto interagir com seus pares como também evoluir nos estudos, necessecita-se que os futuros professores indígenas tenham algum padrão de preparo para receber seus alunos em sala de aula, de maneira que se valorize o padrão de experiências  vivenciada pelos indígenas.

 

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Marcia Ulrich Bisello

Graduada em Pedagogia, com habilitação em docência na Educação Infantil, pela UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Educacional, pela FAPAF. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Patrícia Weimer

Graduada em Pedagogia, Universidade Pitágoras UNOPAR. Especialização em Educação Infantil/Área de conhecimento, Universidade Pitágoras UNOPAR. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Dione Schneider Pezzini

Licenciada em Pedagogia, com habilitação em Pedagogo da Escol: Orientação Educacional e Supervisão escolar, pela UNIJUÍ. Especialização em Educação Especial, Instituto Cuiabano de Educação. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais, pela FAPAF. Especialização em Psicopedagogia Educacional, pela FAPAF. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Ulrich Bisello, M., Weimer, P., & Schneider Pezzini, D. (2023). A SOCIEDADE XAVANTE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM PROL DE SUAS INDIGÊNCIAS EDUCACIONAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443069. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3069