CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Barbara Betina Lamana
  • Thaís Pereira Martins
  • Lívia Bagodi Missura
  • Laura Ballasoni Terra
  • Natália Pedersoli de Moraes Sarmento
  • André Diniz Codignole
  • Paula Brandão Delfraro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3082

Palavras-chave:

Criança, COVID-19, Isolamento Social, Socialização

Resumo

Introdução: o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 representou mudança abrupta na rotina de toda população. As crianças se viram afastadas de seu principal local de convívio e aprendizado: as escolas. Esse afastamento pode ter consequências prejudiciais para a construção de habilidades sociais e para a saúde mental. Objetivo: analisar publicações sobre as consequências na socialização infantil decorrentes do isolamento social. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura de modo a responder a seguinte pergunta-científica: quais as principais consequências do isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 para a socialização infantil? Para a obtenção de repertório científico, utilizou-se as bases de dados SciELo, PubMED e LILACS, buscando-se pelos descritores “children”,socialization”,social isolation” e “COVID-19” juntamente com o termo booleano AND. Como critérios de inclusão estabeleceram-se artigos em idiomas inglês, espanhol e português, com amostra populacional infantil. Foram excluídos artigos incompletos, duplicatas, revisões de literatura, que apresentassem fuga ao tema e que não respondessem à pergunta-científica. Resultados: Foram encontrados, no total, 2595, sendo 9 obtidos como amostra após a seleção com base nos critérios de inclusão e exclusão. Dentre as principais consequências do isolamento social encontradas nas crianças analisadas, pode-se citar a dificuldade de socialização, aumento nos índices de depressão, ansiedade, hiperatividade e agressividade, dificuldade no controle emocional, redução da prática de atividade física e aumento no tempo de tela. Considerações finais: são necessários estudos mais aprofundados sobre as consequências do isolamento social para a saúde mental das crianças, principalmente em relação aos prejuízos das habilidades sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Betina Lamana

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Thaís Pereira Martins

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Lívia Bagodi Missura

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Laura Ballasoni Terra

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Natália Pedersoli de Moraes Sarmento

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

André Diniz Codignole

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Paula Brandão Delfraro

Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

Referências

Almeida IMG; Júnior AAS. Os impactos biopsicossociais sofridos pela população infantil durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development. 2021, 10(2), e54210212286.

World Health Organization (WHO). Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005). Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV) [Internet]. Geneva: World Health Organization; 2020.

Mata IRS; Dias LSC; Saldanha CT; Picanço MRA. As implicações da pandemia da covid-19 na saúde mental e no comportamento das crianças. Residência Pediátrica. 2020, 10(3).

Paiva ED et al. Comportamento infantil durante o distanciamento social na pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Enferm. 2021, 74(1).

Tratado de Pediatria: Sociedade Brasileira de Pediatria, 4ª edição, Barueri, SP: Manole, 2017.

Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo). 2010, 8: 102-106.

Melnyk BM; Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2011.

Moher D. et al. PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Int J Surg. 2010, 8:336-341.

Mourad O; Hossam H; Zbys F; Ahmed E. Rayyan — a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews. 2016, 5:210.

Pizarro-Ruiz JP; Ordóñez-Camblor N. Effects of Covid-19 confinement on the mental health of children and adolescents in Spain. Sci. Rep. 2021, 11:11713.

Abdulah DM; Abdulla BMO; Liamputtong P. Psychological response of children to home confinement during COVID-19: A qualitative arts-based research. Int J Soc Psychiatry. 2021, 67(6):761-769.

Hen M; Shenaar-Golan V; Yatzker U. Children and Adolescents' Mental Health Following COVID-19: The Possible Role of Difficulty in Emotional Regulation. Front Psychiatry. 2022, 13: 865435.

Adegboye D. et al. Understanding why the COVID-19 pandemic-related lockdown increases mental health difficulties in vulnerable young children. JCPP Adv. 2021, 1(1): e12005.

Joo YS; Lee WK. Impact of COVID-19-related Stress on Preschool Children's Internalizing and Externalizing Problem Behaviors: The Indirect Effect of Mother's Depression and Parenting Behavior. Child Indic Res., 2022: 1-21.

Wang J. et al. Mental Health Problems Among School-Aged Children After School Reopening: A Cross-Sectional Study During the COVID-19 Post-pandemic in East China. Front Psychol. 2021, 11(12):773134.

Liu Q. et al. The prevalence of behavioral problems among school-aged children in home quarantine during the COVID-19 pandemic in china. J Affect Disord. 2021, 279:412-416.

Li X. et al. Screen Use and Mental Health Symptoms in Canadian Children and Youth During the COVID-19 Pandemic. JAMA Netw Open. 2021, 4(12):e2140875.

Barbieri V. et al. Quality of Life and Mental Health in Children and Adolescents after the First Year of the COVID-19 Pandemic: A Large Population-Based Survey in South Tyrol, Italy. Int J Environ Res Public Health. 2022, 19(9):5220.

Figueiredo CS et al. COVID-19 pandemic impact on children and adolescents' mental health: Biological, environmental, and social factors. Prog Neuropsychopharmacol Biol Psychiatry. 2021, 106:110171.

Iqbal SA; Tayyab N. COVID-19 and children: The mental and physical reverberations of the pandemic. Child Care Health Dev. 2021, 47(1):136-139.

Scapaticci S. et al. The impact of the COVID-19 pandemic on lifestyle behaviors in children and adolescents: an international overview. Ital J Pediatr. 2022, 48(1):22.

Listernick ZI.; Badawy SM. Mental Health Implications of the COVID-19 Pandemic Among Children and Adolescents: What Do We Know so Far? Pediatric Health Med Ther. 2021, 12: 543-549.

Lee J. Mental health effects of school closures during COVID-19. Lancet Child Adolesc. Health. 2020, 4:421.

Banerjee J; Kiran P. Post pandemic school reluctance - Do children require attention, support, and intervention? Asian J Psychiatr. 2022, 67:102940.

Almeida ILL; Rego JF; Teixeira ACG; Moreira MR. Isolamento social e seu impacto no desenvolvimento de crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. Paul. Pediatr. 2020, 40:e 2020385.

Linhares MBM; Enumo SRF. Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estud. psicol. Campinas, 2022, 37:e200089.

Baribeau DA. et al. Examining and comparing social perception abilities across childhood-onset neurodevelopmental disorders. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry, 2015, 54(6): 479-486.

Loades ME. et al. Rapid Systematic Review: The Impact of Social Isolation and Loneliness on the Mental Health of Children and Adolescents in the Context of COVID-19. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry. 2020, 59(11):1218-1239.

Silva JPF et al. Implicações da covid-19 no cotidiano das famílias nordestinas e no cuidado infantil. David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) - Brazil Office; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV); Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED/UFC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Saúde e Sociedade [online]. 2022, 31(1):e210287.

Downloads

Publicado

05/05/2023

Como Citar

Lamana, B. B., Pereira Martins , T., Bagodi Missura , L., Ballasoni Terra , L., Pedersoli de Moraes Sarmento , N., Diniz Codignole, A., & Brandão Delfraro , P. (2023). CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453082. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3082