CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Barbara Betina Lamana
  • Thaís Pereira Martins
  • Lívia Bagodi Missura
  • Laura Ballasoni Terra
  • Natália Pedersoli de Moraes Sarmento
  • André Diniz Codignole
  • Paula Brandão Delfraro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3082

Palavras-chave:

Criança, COVID-19, Isolamento Social, Socialização

Resumo

Introdução: o isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 representou mudança abrupta na rotina de toda população. As crianças se viram afastadas de seu principal local de convívio e aprendizado: as escolas. Esse afastamento pode ter consequências prejudiciais para a construção de habilidades sociais e para a saúde mental. Objetivo: analisar publicações sobre as consequências na socialização infantil decorrentes do isolamento social. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura de modo a responder a seguinte pergunta-científica: quais as principais consequências do isolamento social decorrente da pandemia do COVID-19 para a socialização infantil? Para a obtenção de repertório científico, utilizou-se as bases de dados SciELo, PubMED e LILACS, buscando-se pelos descritores “children”,socialization”,social isolation” e “COVID-19” juntamente com o termo booleano AND. Como critérios de inclusão estabeleceram-se artigos em idiomas inglês, espanhol e português, com amostra populacional infantil. Foram excluídos artigos incompletos, duplicatas, revisões de literatura, que apresentassem fuga ao tema e que não respondessem à pergunta-científica. Resultados: Foram encontrados, no total, 2595, sendo 9 obtidos como amostra após a seleção com base nos critérios de inclusão e exclusão. Dentre as principais consequências do isolamento social encontradas nas crianças analisadas, pode-se citar a dificuldade de socialização, aumento nos índices de depressão, ansiedade, hiperatividade e agressividade, dificuldade no controle emocional, redução da prática de atividade física e aumento no tempo de tela. Considerações finais: são necessários estudos mais aprofundados sobre as consequências do isolamento social para a saúde mental das crianças, principalmente em relação aos prejuízos das habilidades sociais.

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Biografia do Autor

  • Barbara Betina Lamana

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • Thaís Pereira Martins

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • Lívia Bagodi Missura

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • Laura Ballasoni Terra

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • Natália Pedersoli de Moraes Sarmento

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • André Diniz Codignole

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

  • Paula Brandão Delfraro

    Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), Alfenas, MG, Brasil.

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Publicado

05/05/2023

Como Citar

CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453082. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3082