ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3085

Palavras-chave:

Oncologista, Exame, Pedagógicas

Resumo

A qualificação da assistência oncológica requer capacitação dos profissionais da saúde, para que possam atender as diferentes e complexas necessidades desta clientela. Este estudo objetivou analisar a literatura científica sobre os métodos de ensino utilizados nas capacitações para profissionais de saúde na temática da Oncologia. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de estudos primários, publicados em português, inglês e espanhol, sem recorte temporal, disponíveis na íntegra por acesso digital e abordagem do tema de estudo, nas bases LILACS, PubMed e SCOPUS, realizada em março de 2022. Do total de 793 artigos levantados nas bases, após o processo de seleção aplicado com os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi constituída de 17 artigos científicos que foram categorizados em: estratégia pedagógica: Educação continuada e estratégia pedagógica: Educação permanente em saúde. Foi observado que a maioria dos estudos buscaram utilizar estratégias de ensino que vão ao encontro do que é proposto pela Educação Permanente em saúde, devido ao seu potencial para um processo de ensino-aprendizagem significativo e transformador.  No entanto, foi observado ainda que o grande foco das capacitações na temática oncológica foram os profissionais do contexto hospitalar, sendo que os profissionais da Atenção Primária à Saúde também possuem um importante papel, junto aos pacientes oncológicos.  

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Biografia do Autor

Camila Maria Silva Paraizo-Horvath

Universidade de São Paulo- USP/RP.

Antonio Jorge Silva Correa Júnior

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Janderson Cleiton Aguiar

Universidade de São Paulo.

Tatiana Mara da Silva Russo

EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

André Aparecido da Silva Teles

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

Renato de Oliveira Horvath

Universidade de São Paulo.

Helena Megumi Sobobe

EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

Silva Paraizo-Horvath, C. M., Silva Correa Júnior, A. J., Aguiar, J. C., Russo, T. M. da S., da Silva Teles, A. A., de Oliveira Horvath, R., & Megumi Sobobe, H. (2023). ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453085. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3085