MATEMÁTICA APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE FÍSICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3093Palavras-chave:
Matemática, Física, Interdisciplinaridade, Recursos Didáticos, Processo de ensino-aprendizagemResumo
A educação depara-se com muitos problemas que dificultam o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, um deles que se apresenta de forma bastante intensa é a dificuldade de compreensão dos processos de resolução de problemas que são usados em matemática e física e que provocam muita abstração, no qual o aluno faz perguntas do tipo “para que serve isso? Onde irei aplicar?”. Assim, os alunos da educação básica, em especial os alunos do ensino médio, mostram-se muito confusos em compreender certos assuntos matemáticos que são ensinados com um grau de dificuldade que oscila entre o mais acessível de solução até o mais complexo. Uma das formas de motivar o aluno a estudar a matemática é fazer uma interdisciplinaridade com a Física, pois ela utiliza a matemática aplicada a situações contextualizadas do cotidiano, ou seja, a física sem a matemática é uma ciência incompleta. A finalidade do trabalho é mostrar uma das possibilidades que existem de utilização de recursos didáticos como ferramenta auxiliar de ensino, para explicar aos alunos a utilidade da Matemática, tornando-a mais motivadora. A temática do trabalho possui uma dimensão muito complexa, mas que se delimita na demonstração de três recursos didáticos desde a sua construção até a utilização. Este trabalho acredita-se ser de interesse de estudantes, professores, pais e a comunidade em geral. Pode ser utilizado tanto no âmbito da graduação como de pós-graduação, pois sua linguagem é de fácil compreensão.
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