O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PODE MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA?

Autores

  • Anderson Vicente de Jesus Sobrinho
  • Daniel de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3139

Palavras-chave:

Laboratórios virtuais, Conceitos da física, aviação

Resumo

Este artigo tem como ideia central analisar o uso dos laboratórios de Física nas escolas da Educação Básica, pretendendo verificar se o uso dos laboratórios traz resultados promissores para educação minimizando as abstrações que o ensino de Física apresenta e permitindo aos alunos melhor compreensão dos conceitos. Utilizou-se, como base, artigos que trazem informações sobre a falta de laboratórios de ensino de Física na Educação Básica, bem como os benefícios da utilização dos laboratórios virtuais. Aplicou-se um produto educacional na Escola Estadual Cardoso Fontes com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, onde foram apresentados os simuladores virtuais PHET e Vascak direcionando a apresentação para a associação dos conceitos da Física com o cotidiano, mais precisamente ao funcionamento de um avião e seus subsistemas. Ao final do trabalho, se identificou, através de relatos dos alunos, avanço positivo no processo ensino aprendizagem, onde as abstrações foram minimizadas e até suprimidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Vicente de Jesus Sobrinho

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da UNIGRANRIO, Duque de Caxias, RJ.

Daniel de Oliveira

Graduado em Informática pela UNIPLAC, Mestre em Computação Aplicada pela UNIVALI e Doutor em
Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Doutorado no INSA-ROUEN na França.
Area de Ciência da Computação em Desenvolvimento de Aplicações Web. Pesquisa de métodos e tecnologias para solucionar problemas multidisciplinares através de Inteligência Artificial, Otimização Combinatória, Jogos Digitais e Logística Humanitária. Coordenador e professor do curso de Jogos Digitais na unidade Fatenp/UNIGRANRIO. Coordenador de Bacharelado em Sistemas de Informação, CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores, presencial e EAD na Unigranrio, campus Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Coordenador do curso de Redes de Computadores na Faculdade Gama e Souza, modalidade EAD.

Referências

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, Rs: Penso Editora Ltda, 2018. 197 p.

LÉVY, Pierre. AS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo, Sp: Editora 34, 1992. 127 p.

MELO, Ruth Brito de Figueiredo; PIMENTEL, Pedro Steinmüller; NASCIMENTO, Gyovanna Kelly Matias do; NEVES, José Edielson da Silva. AS TIC NO ENSINO DE FÍSICA: relato de experiência com os conteúdos de ótica. Realize Eventos Científicos & Editora, Campina Grande, Pb, v. 1, n. 7, p. 1-9, 04 nov. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68053. Acesso em: 28 out. 2022.

OLIVEIRA, Felipe de Souza. DR. FISISTEIN: um blog para o ensino e a aprendizagem de física. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-Polo Ufc, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ce, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35864. Acesso em: 21 set. 2021.

TAVARES, Romero. Objetos de aprendizagem. 2009. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/. Acesso em: 30 jan. 2023.

VASCAK, Vladmir. Física Animações: simulações. Simulações. Disponível em: https://www.vascak.cz/physicsanimations.php?l=pt. Acesso em: 21 set. 2022.

WIEMAN, Carl Edwin. PHET: simulações interativas para ciência e matemática. Simulações Interativas para Ciência e Matemática. 2002. Disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Acesso em: 20 out. 2022.

Downloads

Publicado

04/05/2023

Como Citar

Jesus Sobrinho, A. V. de, & de Oliveira, D. (2023). O USO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS PODE MINIMIZAR AS ABSTRAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA?. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453139. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3139