AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3156

Palavras-chave:

Psicopedagogia., Dificuldade de aprendizagem, Escola, Diagnóstico

Resumo

A Psicopedagogia é uma abordagem facilitadora no desenvolvimento do aluno acerca do processo de aprendizagem. E, não apenas destina-se às crianças, mas em qualquer momento da vida do ser humano. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e surge como resultado de pesquisas em artigos científicos relacionados às contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivo verificar a importância do diagnóstico precoce das crianças com dificuldades de aprendizagem.  Através das reflexões, pode-se concluir que quanto antes forem identificados os bloqueios que dificultam o processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos em ambiente escolar, e com apoio da família, mas rápido pode-se obter um diagnóstico. Caberá ao psicopedagogo identificar os bloqueios que afetam o processo de aprendizagem da criança e assim traçar estratégias facilitadoras para a condução dessa dificuldade da criança de forma clara, objetiva e segura. Para isso, sugere-se novos estudos para efetivar ainda mais as práticas que discutidas no texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Lúcia Inocêncio de Lima

    Psicologa pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Psicopedagoga pela Faculdade Plus. Assistente Administrativa pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

  • Maria Neurismar Araujo de Souza

    Pedagoga pela Faculdade Christus. Esp.  em Metodologia do Ensino da Arte. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE  Esp. em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Esp. em Metodologia do Ensino da Arte. Esp. em Neuropsicopedagoga pela faculdade metropolitana de Ribeirão Preto- SP.  Membro do grupo de pesquisa GEPEFE (UECE). Professora e responsável pelo Núcleo de Apoio e atendimento psicopedagógico do centro universitário Estácio do Ceará.

  • Stela Lopes Soares

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Bacharel  em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE. Professora  do Curso de Educação Física no Centro Universitário UNINTA.

     

Referências

BOSSA, N. A. Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Como tratá-las? [Recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: < https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Dificuldades+de+Aprendiza gem%3A+Causas+e+Diagn%C3%B3stico&btnG=> Acesso em: 23 de abril de 2023.

CALIXTO, F. G. C.; SOARES, S. L.; PAIXÃO E VASCONCELOS, F. U. A APRENDIZAGEM E O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 74–84, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.74-84. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8952. Acesso em: 23 abr. 2023.

COLEPICOLO, E. O Campo das Habilidades Sociais na teoria e na prática: uma análise cientométrica. Relatório de Qualificação de Tese de Doutorado em andamento, com defesa prevista para 2014. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

FERNANDES, M. P. R.; DOS SANTOS, M. A. B.; NASCIMENTO, K. F.; DO MONTE, T. da C. L.; GOMES, A. V. G.; RIBEIRO, M. de C. M.; DE OLIVEIRA, R. M. A.; FERREIRA, H. S. O tema saúde nas aulas de Educação Física: a percepção dos escolares no ensino médio / The health theme in physical education classes: the perception of the high school students. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 62258–62272, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-596. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15624. Acesso em: 24 apr. 2023.

FERREIRA, L. G. Duas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar. Revista Psicopedagogia, 25(73), 76-85, 2008. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/sumario/35> Acesso em: 22 de março de 2023.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre, Artmed. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Oliveira, G. C. Psicomotricidade,13ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

MOURA, A. A. de; RODRIGUES, F. N. C. M.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 85–102, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11493. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11493. Acesso em: 23 abr. 2023.

TELES FEITOSA JÚNIOR , L. .; NATANAEL CHAGAS ALVES, C. .; MARA DE SOUZA LOPES, I. .; SOCORRO TEIXEIRA CAVALCANTE, M. do P.; MARCELO ALVES BRAGA FILHO, F. .; LOPES SOARES, S. As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no contexto escolar. Conjecturas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 11–25, 2023. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2303. Acesso em: 23 abr. 2023.

Downloads

Publicado

14/05/2023

Como Citar

AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453156. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3156