AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3156

Palavras-chave:

Psicopedagogia., Dificuldade de aprendizagem, Escola, Diagnóstico

Resumo

A Psicopedagogia é uma abordagem facilitadora no desenvolvimento do aluno acerca do processo de aprendizagem. E, não apenas destina-se às crianças, mas em qualquer momento da vida do ser humano. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e surge como resultado de pesquisas em artigos científicos relacionados às contribuições da Psicopedagogia para alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo como objetivo verificar a importância do diagnóstico precoce das crianças com dificuldades de aprendizagem.  Através das reflexões, pode-se concluir que quanto antes forem identificados os bloqueios que dificultam o processo de aprendizagem da criança nos primeiros anos em ambiente escolar, e com apoio da família, mas rápido pode-se obter um diagnóstico. Caberá ao psicopedagogo identificar os bloqueios que afetam o processo de aprendizagem da criança e assim traçar estratégias facilitadoras para a condução dessa dificuldade da criança de forma clara, objetiva e segura. Para isso, sugere-se novos estudos para efetivar ainda mais as práticas que discutidas no texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Lúcia Inocêncio de Lima

Psicologa pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Psicopedagoga pela Faculdade Plus. Assistente Administrativa pelo Centro Universitário Estácio do Ceará.

Maria Neurismar Araujo de Souza

Pedagoga pela Faculdade Christus. Esp.  em Metodologia do Ensino da Arte. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE  Esp. em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Esp. em Metodologia do Ensino da Arte. Esp. em Neuropsicopedagoga pela faculdade metropolitana de Ribeirão Preto- SP.  Membro do grupo de pesquisa GEPEFE (UECE). Professora e responsável pelo Núcleo de Apoio e atendimento psicopedagógico do centro universitário Estácio do Ceará.

Stela Lopes Soares

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-PPGE/UECE. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Educação Física em Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Bacharel  em Fisioterapia pelo Centro Universitário UNINTA. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar- GEPEFE/ UECE. Professora  do Curso de Educação Física no Centro Universitário UNINTA.

 

Referências

BOSSA, N. A. Dificuldades de Aprendizagem: O que são? Como tratá-las? [Recurso eletrônico]. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: < https://scholar.google.com.br/scholar?hl=ptBR&as_sdt=0%2C5&q=Dificuldades+de+Aprendiza gem%3A+Causas+e+Diagn%C3%B3stico&btnG=> Acesso em: 23 de abril de 2023.

CALIXTO, F. G. C.; SOARES, S. L.; PAIXÃO E VASCONCELOS, F. U. A APRENDIZAGEM E O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 74–84, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.74-84. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8952. Acesso em: 23 abr. 2023.

COLEPICOLO, E. O Campo das Habilidades Sociais na teoria e na prática: uma análise cientométrica. Relatório de Qualificação de Tese de Doutorado em andamento, com defesa prevista para 2014. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

FERNANDES, M. P. R.; DOS SANTOS, M. A. B.; NASCIMENTO, K. F.; DO MONTE, T. da C. L.; GOMES, A. V. G.; RIBEIRO, M. de C. M.; DE OLIVEIRA, R. M. A.; FERREIRA, H. S. O tema saúde nas aulas de Educação Física: a percepção dos escolares no ensino médio / The health theme in physical education classes: the perception of the high school students. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 62258–62272, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n8-596. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15624. Acesso em: 24 apr. 2023.

FERREIRA, L. G. Duas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar. Revista Psicopedagogia, 25(73), 76-85, 2008. Disponível em: <http://www.revistapsicopedagogia.com.br/sumario/35> Acesso em: 22 de março de 2023.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre, Artmed. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

Oliveira, G. C. Psicomotricidade,13ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

MOURA, A. A. de; RODRIGUES, F. N. C. M.; SOARES, S. L.; FERREIRA, H. S. A psicopedagogia na alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 23, n. 1, p. 85–102, 2019. DOI: 10.22633/rpge.v23i1.11493. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11493. Acesso em: 23 abr. 2023.

TELES FEITOSA JÚNIOR , L. .; NATANAEL CHAGAS ALVES, C. .; MARA DE SOUZA LOPES, I. .; SOCORRO TEIXEIRA CAVALCANTE, M. do P.; MARCELO ALVES BRAGA FILHO, F. .; LOPES SOARES, S. As dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita no contexto escolar. Conjecturas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 11–25, 2023. Disponível em: http://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/2303. Acesso em: 23 abr. 2023.

Downloads

Publicado

14/05/2023

Como Citar

Lúcia Inocêncio de Lima, S., Araujo de Souza, M. N., & Lopes Soares, S. (2023). AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453156. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3156