ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3188

Palavras-chave:

COVID – 19, Educação Superior, Pandemia

Resumo

A pandemia por COVID-19 representa um dos maiores desafios sanitários em escala mundial deste século. O coronavírus, denominado SARS-CoV-2, tem seu processo de transmissão de pessoa para pessoa, por meio da autoinoculação do vírus em membranas mucosas, sendo o isolamento social sua principal estratégia de prevenção. O Ministério da Saúde, em 19 de março de 2020, autorizou a substituição das aulas presenciais por aulas remotas. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa que objetivou identificar os principiais desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, descrever as estratégias metodológicas frente ao processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Assim, a revisão foi realizada através da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e Google Acadêmico, no período de outubro de 2020, com as palavras-chave: COVID-19; Educação Superior; Pandemia. Foram localizados 52 artigos, realizada a leitura flutuante, selecionados 22 artigos, sendo que apenas 14 artigos atendiam ao proposto relacionado à temática do estudo. Os artigos foram analisados segundo os passos da análise temática de Bandin e evidenciaram duas categorias: Desafios no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior advindas da pandemia da COVID-19 e Estratégias metodológicas frente ao processo de ensino-aprendizagem na pandemia da COVID -19. Por fim, o estudo evidenciou, através da revisão de literatura, a grande dificuldade, por parte dos docentes em ressignificar, de forma emergencial, o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Élcio Gomes dos Reis

Enfermeiro. Pós graduado em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes; Urgência e Emergência, Estratégia da Saúde da Família com ênfase em Saúde Pública e Enfermagem em UTI pela FAVENI. Preceptor de Estágio no Curso de Formação Técnica em Enfermagem.

Miriam Maria Ferreira Guedes

Acadêmica de enfermagem da Universidade Iguaçu. 

 

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre e Doutorando pelo PACCS/EEAAC/UFF. Docente da graduação em enfermagem; Acadêmico de medicina da Universidade Iguaçu.

Letícia Pires de Araújo

 Acadêmica de medicina da Universidade Iguaçu. 

João Luiz Ramos de Souza

Enfermeiro; Pós-graduado em Processos educacional na saúde com ênfase em Metodologia ativa IEP Sírio Libanês; Acadêmico de medicina da Universidade Iguaçu. 

Lucas da Silva Lemos

Enfermeiro. Mestrando profissional em ciências da saúde e meio ambiente. Universidade Iguaçu .

Aline de Amorim da Silva

Enfermeira pela universidade Celso Lisboa. Acadêmica de medicina da Universidade Iguaçu.  

Priscilla Neves Fernandes

Acadêmica de medicina da Universidade Iguaçu.  

Referências

ANDERSON, Roy M. et al. How will country-based mitigation measures influence the course of the COVID-19 epidemic?. The Lancet, v. 395, n. 10228, p. 931-934, 2020. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)30567-5/fulltext

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. (1977). Lisboa (Portugal): Edições, v. 70, p. 225, 2010. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf

BEZERRA, Italla Maria Pinheiro. Estado da arte sobre o ensino de enfermagem e os desafios do uso de tecnologias remotas em época de pandemia do corona vírus. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1094937

RIBAS, Rui Tadeu; SOUZA, Gabriela; PIRES, Rodrigo Otávio Morrety. O impacto do trabalho remoto na capacitação profissional dos servidores de uma instituição federal de ensino superior: Análise de um impromptu no desenvolvimento de pessoas durante a pandemia da COVID-19. Colóquio Internacional da Gestão universitária. 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243916

BRITO, Sávio Breno Pires et al. Pandemia da COVID-19: O maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531

BROOME, Marion E. Integrative literature reviews for the development of concepts. Concept development in nursing: foundations, techniques and applications. Philadelphia: WB Saunders Company, p. 231-50, 2000. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/238248432_Integrative_literature_reviews_for_the_development_of_concepts

DE ANDRADE CARNEIRO, Leonardo et al. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. e267985485-e267985485, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/ALUNO/Downloads/5485-Article-26532-1-10-20200705.pdf

DE OLIVEIRA, Wender Antonio; CHAVES, Sandro Nobre. Os desafios da gestão do ensino superior durante a pandemia da covid-19: uma revisão bibliográfica. Revista de Saúde-RSF, v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5336

DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e o COVID-19.Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ.,Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt&format=pdf

DOSEA, Giselle Santana et al. MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM NO

ENSINO ONLINE: A OPINIÃO DE UNIVERSITÁRIOS DURANTE A PANDEMIA DE

COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 137-148, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9074

FERREIRA, Francisco Glauber Peixoto et al. Uma reflexão sobre saúde mental do enfermeiro emergencista no contexto da pandemia pelo Covid-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e704974534-e704974534, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342136582_Uma_reflexao_sobre_saude_mental_do_enfermeiro_emergencista_no_contexto_da_pandemia_pelo_Covid-19

GIL, Antonio Carlos. Amostragem na pesquisa social. Gil AC, organizador.

Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Atlas, p. 90-109, 2010. Disponível em: https://ayanrafael.fil

es.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf

GIL, Antônio Carlos. Metodologia Do Ensino Superior . Editora Atlas SA, 2008. Disponível em:

https://feata.edu.br/downloads/revistas/economiaepesquisa/v3_artigo01_globalizacao.pdf

GUSSO, Hélder Lima et al. ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA:

DIRETRIZES À GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação & Sociedade, v. 41, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/8yWPh7tSfp4rwtcs4YTxtfr/?lang=pt

HONORATO, Hercules Guimarães; MARCELINO, Aracy Cristina Kenupp Bastos. A arte de ensinar e a pandemia covid-19: a visão dos professores. REDE-Revista Diálogos em Educação ISSN: 2675-5742, v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/jornadasiei/323962-a-arte-de-ensinar-e-a-pandemia-covid-19--a-visao-dos-professores-/

LIMEIRA, George Nunes; BATISTA, Maria Edenilce Peixoto; DE SOUZA BEZERRA, Janete. Desafios da utilização das novas tecnologias no ensino superior frente à pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e2219108415-e2219108415, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/ALUNO/Downloads/8415-Article-119629-1-10-20200924%20(1).pdf

MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, SaúdeManguinhos, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/PsyyZM3qmWPBQcBMm5zjGQh/

MARQUES, Lorraine Cichowicz et al. Covid-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/TsWF5LWQStRtzYJCnP9jvvK/?lang=pt

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/XzFkq6tjWs4wHNqNjKJLkXQ

MINAYO, Maria Cecilia de Souza et al. Pesquisa social: teoria, metodologia e criatividade. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf

MOTTA, Lindayane Debom et al. COVID-19 evidências para todos: desenvolvimento de um objeto de aprendizagem no ensino em saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/ALUNO/Downloads/revista,+2020-0281+-+PREPRINT.pdf

NHANTUMBO, Telma Luis. Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 25, n. 2, juldez, p. 556-571, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/7851

OLIVEIRA, Adriana Cristina; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da covid-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução?. 2020. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/238

OLIVEIRA, Muriel Batista et al. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid19. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 918-932, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22597

PEREIRA, Mara Dantas et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e652974548e652974548, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/ALUNO/Downloads/mara_1992,+4548-22028-1-PB.pdf

PESCE, Lucila; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico. Práxis Educacional, v. 17, n. 45, p. 119, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2178-26792021000200033&script=sci_arttext

POLIT, D. F.; BECK, Cheryl Tatano. Using research in evidence-based nursing practice. Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia (USA): Lippincott Williams & Wilkins, v. 12, p. 457-94, 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16780008/

ROCHA, Natália Loureiro et al. Construindo o Projeto Cuidadosamente: reflexão sobre a

saúde mental dos graduandos de Enfermagem frente ao COVID-19. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, v. 10, n. 1, p. 13-17, 2020. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/saudecoletiva/article/view/5153

SAMPAIO, Renata Maurício. Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p.

e519974430-e519974430, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341828320_Praticas_de_ensino_e_letramentos_em_tempos_de_pandemia_da_COVID-19

SILVA, Carla Marins et al. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel da. Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. EDUFBA, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/yHrLzPVB7ZwpDN3QH3FnQkG/abstract/?lang=pt

SILVESTRE, Ana Paula Barbosa et al. Professorado, autocuidado e impactos da pandemia da Covid-19 no contexto da educação superior: um estudo de revisão Professorado, autocuidado e impactos da pandemia da Covid-19 no contexto da educação superior: um estudo de revisão. Editora Científica Digital. 2022. Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/artigos/professorado-autocuidado-e-impactos-da-pandemia-da-covid-19-no-contexto-da-educacao-superior-um-estudo-de-revisao

SOUZA, Cláudio José et al. As interfaces da (re) invenção do ensino na graduação em enfermagem em tempo de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e289974190-e289974190, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341393918_As_interfaces_da_re_invencao_do_ensino_na_graduacao_em_enfermagem_em_tempo_de_COVID-19

RIBEIRO, Amanda Maria Villas Boas; SERVO, Maria Lúcia Silva. DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 9, n. 19, p. 283-297, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/546

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco,

abr. 2020. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/comissao-futuros-da-educacao-da-unesco-apela-ao-planejamento-antecipado-contra-o-aumento-das

WORD HEALTH ORGANIZATION. Considerações para quarentena de indivíduos no contexto de contenção para doença por coronavírus (COVID-19). Interim guidance, Geneva.2020 Disponível em: Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/331497

Downloads

Publicado

21/05/2023

Como Citar

Gomes dos Reis, Élcio, Ferreira Guedes, M. M., Alves Ribeiro , W., Pires de Araújo, L., Ramos de Souza , J. L., da Silva Lemos , L., … Neves Fernandes, P. (2023). ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NA PANDEMIA DA COVID-19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453188. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3188