O USO DOS SOFTWARES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.320Palavras-chave:
Tecnologia, Softwares, Educação MatemáticaResumo
Dentro do contexto histórico brasileiro, marcado pela defasagem na aprendizagem dos alunos em desenvolver habilidades básicas ensinadas na escola, em especial na disciplina de Matemática, este trabalho tem as atenções voltadas em apresentar uma metodologia que utilize os recursos tecnológicos como ferramenta didática durante as aulas de Matemática. O objetivo deste artigo é mostrar a importância de se utilizar as tecnologias como ferramenta de ensino e como recurso didático, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e atrativas, almejando assim, atingir melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e a utilização de recursos computacionais, inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tomando por base alguns estudos sobre tal tema, estudos esses desenvolvidos por Tajra, Braga e Valente, dentre outros autores. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental analisando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a inserção da informática na educação brasileira. Posteriormente, foi realizada uma intervenção pedagógica com alunos da 3ª série do Ensino Médio que estudam em uma escola estadual localizada na cidade de Teresina - PI, aplicando o software Geometria do Táxi: Contagem. Por fim, foram feitas as análises dos dados obtidos em nossas pesquisas, evidenciando os resultados observados e apresentando as devidas considerações sobre o presente estudo.
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