A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3295Palavras-chave:
Argumentação. Falácias. Matemática. Estatística. Letramento matemático.Resumo
O presente artigo surgiu da apresentação dos livros “Os números (não) mentem” e “Como mentir com estatística", que revelam como argumentos podem ser sustentados por falácias matemáticas, especialmente quando não se dá aos números a atenção necessária. Foram apresentadas as falácias comentadas pelos autores Charles Seife e Darrell Huff, e as formas de desmascará-las, sendo que o temor à matemática vem desde a antiguidade. Seife é particularmente preocupado com a forma como os números podem afetar a democracia dos Estados Unidos, mas as falácias com números aparecem na economia, na propaganda, nas pesquisas de opinião, e até mesmo na justiça. Huff, expôs de forma curiosa, como a estatística tem sido utilizada por políticos, jornais, empresas e pessoas que já caíram em informações falaciosas, para a manipulação de dados estatísticos no intuito de criar um entendimento equivocado sobre determinado assunto, produto ou cenário social. Posteriormente foi feita uma pesquisa de opinião com os estudantes que participaram da exposição, alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, e o resultado foi surpreendente: 75% dos respondentes acreditam ter caído em alguma falácia matemática, demonstrando que a dificuldade em matemática não é só no ensino básico.
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