A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3295

Palavras-chave:

Argumentação. Falácias. Matemática. Estatística. Letramento matemático.

Resumo

O presente artigo surgiu da apresentação dos livros “Os números (não) mentem” e “Como mentir com estatística", que revelam como argumentos podem ser sustentados por falácias matemáticas, especialmente quando não se dá aos números a atenção necessária. Foram apresentadas as falácias comentadas pelos autores Charles Seife e Darrell Huff, e as formas de desmascará-las, sendo que o temor à matemática vem desde a antiguidade. Seife é particularmente preocupado com a forma como os números podem afetar a democracia dos Estados Unidos, mas as falácias com números aparecem na economia, na propaganda, nas pesquisas de opinião, e até mesmo na justiça. Huff, expôs de forma curiosa, como a estatística tem sido utilizada por políticos, jornais, empresas e pessoas que já caíram em informações falaciosas, para a manipulação de dados estatísticos no intuito de criar um entendimento equivocado sobre determinado assunto, produto ou cenário social. Posteriormente foi feita uma pesquisa de opinião com os estudantes que participaram da exposição, alunos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG, e o resultado foi surpreendente: 75% dos respondentes acreditam ter caído em alguma falácia matemática, demonstrando que a dificuldade em matemática não é só no ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nivaldo de Oliveira Boaventura Filho

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Weliton da Silva Leão

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Centro de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Ordem do Mérito Cultural e Educacional FREI SANTA RITA DURÃO, conferido pela Academia de Letras, Artes e Ciência Brasil. Professor da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG, atuando no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Referências

GIL, A. C. (2002). Como elaborar Projetos de Pesquisa. Altlas.

GONÇALVES, Heitor Antônio. O conceito de letramento matemático: algumas aproximações. 2010. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:uPutELsgruEJ:www.ufjf.br/virtu/files/2010/04/artigo-2a14.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 7 nov. 2020.

HUFF, Darrell. Como mentir com Estatística. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2016. E-book Kindle.

OECD. Sample Tasks from Pisa 2000 Assesment. Reading mathematical and scientific literacy, 2002.

MORENO, A. C. e OLIVEIRA, E. (2019) Brasil cai em ranking mundial de educação em matemática e ciências e fica estagnado em leitura. G1. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/12/03/brasil-cai-em-ranking-mundial-de-educacao-em-matematica-e-ciencias-e-fica-estagnado-em-leitura.ghtml, acesso em 07/05/2023.

PISA, Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33571?start=20. Acesso em: 17 mai. 2023.

SEIFE C. (2012). Os números não mentem. Zahar.

SILVEIRA. M.R. A. (2011). A dificuldade da matemática no dizer do aluno: ressonâncias de sentido de um discurso. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 761-779, set./dez. 2011

VALADARES, R. e NEGRÃO, J. (2021) ‘Deus mercado’, um embuste propalado para tapear você e garantir a exploração. Expresso 61. Disponível em https://expresso61.com.br/2021/03/13/deus-mercado-um-embuste-propalado-para-tapear-voce-e-garantir-a-exploracao/, acesso em 07/05/2023.

Downloads

Publicado

09/06/2023

Como Citar

de Oliveira Boaventura Filho, N., & da Silva Leão, W. (2023). A MATEMÁTICA É DIFÍCIL? COMO OS NÚMEROS PODEM NOS ENGANAR. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463295. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3295