EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Autores

  • Luis Miguel Borges Dória

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3306

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia, Mídias digitais, Atividade educacional remota, Aprendizagem

Resumo

O artigo descreve o discurso das contribuições pedagógicas proporcionadas pela atuação do professor tecnológico nas práticas eficazes no uso das redes sociais, softwares, aplicativos, celular, tablets e o objetivo foi conhecer a atuação do professor nas práticas do uso das novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma revisão da literatura, com pesquisa em livros, artigos, trabalhos acadêmicos e documentos oficiais e apresentação de projetos com o uso da tecnologia para a pratica de aula remota. O significado implícito, que se pode perceber, aprofundando-se no discurso da prática escolar com uso das mídias, seja aqui ou em outro lugar, é que nem sempre os conteúdos trabalhados na escola se articulam com a realidade dos estudantes, o que causa, no mínimo, desânimo ou estado de conformação com a realidade, contudo, as atividades mostradas são uma iniciativa que quebra os paradigmas do ensino tradicional presencial e desconectado com a realidade virtual. As tecnologias devem ser postas à discussão em termos de suas aplicações imediatas, tais como registro e sistematização de informações sobre o processo e resultados da educação escolar; proporcionar integração entre as dimensões tecnológicas, administrativas e pedagógicas; incrementar novas formas de tratar a produção e busca de conhecimento; utilizar conhecimentos já dominados na escola quanto aos recursos para criar parcerias e solução de problemas para sua implementação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Miguel Borges Dória

FATEC Taquaritinga.

Referências

ALMEIDA, M.E.B. VALENTE, J. A. Tecnologias e Currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2014.

BASTOS, M.I. O desenvolvimento de competências em “TIC para a educação” na formação de docentes na América Latina. Brasília, 2014.

CARRERA, R. Instagram no Facebook: Uma Reflexão Sobre Ethos, Consumo e Construção de Subjetividade Em sites de Redes Sociais. 2015. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/6850/pdf. Acesso 10 maio. 2023.

CATANI, A.M. Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. São Paulo: Autêntica, 2014.

CAVALCANTE, M.G. Escola conectada. Gestão Escolar, Edição 27, Agosto/Setembro 2018.

DISITZER; M.; CHATEAUBRIAND, B. Como usar o whatsapp a seu favor...ferramenta. São Paulo: Saraiva. 2017.

FELIPINI, D. Empreendedorismo na Internet: como encontrar e avaliar um lucrativo nicho de mercado. São Paulo: Brasport, 2015.

FERREIRA, J. R. A biblioteca digital. 2016. Disponível em:

http://www.ime.usp.br/~is/infousp/rincon/rincon.htm. Acesso em: 10 maio. 2023.

GASPARI, J.C.; SCHWARTZ, G.M. A ressignificação emocional do lazer. Psicol. Teor. Pesq., v.21, n.1, p. 69-76, 2015.

JAMBEIRO, O. Internet e educação a distância. São Paulo: Edufba, 2016.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LANIER, J. Gadget – você não é um aplicativo. São Paulo: Saraiva. 2015.

LEVI, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Atlas, 2013.

LIMA, P.R.C. Comunicação educacional e internet. 2013. Monografia (Graduação) Disponível em: http://tede.unoeste.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=151. Acesso 15 maio 2023.

MIRANDA, L.M.; FARIAS, S.F. As contribuições da internet: uma revisão de literatura. Interface (Botucatu), v.13, n.29, p. 383-94, 2016.

RODRIGUES, M.C. O lazer: barreiras a superar. Rev. Bras. Cienc. Mov., v.10, n.4, p.105-8, 2014.

Downloads

Publicado

14/06/2023

Como Citar

Borges Dória, L. M. (2023). EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463306. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3306