UTILIDADES DOS JOGOS DIGITAIS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Luciana Bonfim Jacó de Oliveira
  • Maria Salete Bessa Jorge

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3376

Palavras-chave:

saúde da criança, tecnologia digital, jogos digitais, promoção da saúde

Resumo

O objetivo deste estudo será descrever as utilidades dos jogos digitais para a saúde de crianças. Tratar-se-á de um protocolo de pesquisa, seguindo o checklist do Preferred Reporting Items for Systematic and Meta-Analyses- Extension for Scoping Reviews (PRISMA- ScR). As bases de dados que serão buscadas os artigos na íntegra serão a Literatura latino-americana e do Caribe em Ciências da saúde (LILACS), National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), Web of Science (WoS), Scopus, Cinahl, Embase e Science direct e no repositório de artigos Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Esta revisão será previamente registrada no repositório Open Science Framework (OSF). Serão considerados materiais bibliográficos publicados, conforme os seguintes critérios de inclusão: crianças (população), utilidades dos jogos digitais (conceito) e saúde mundial (contexto). Dois revisores independentes desenvolverão a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Bonfim Jacó de Oliveira

Universidade Estadual do Ceará.

Maria Salete Bessa Jorge

Doutora em enfermagem - Universidade Estadual do Ceará.

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança. Brasília: Ministério da Saúde; 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca.

Sigaud CHS, Santos BR, Costa P, Toriyama ATM. Promoting oral care in the preschool child: effects of a playful learning intervention. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2017 mai-jun;70(3):519-25. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0237.

Gros B. Digital games in education: the design of games-based learning environments. Journal of Research on Technology in Education. [Internet]. 2007; 40(1):23-38. https://doi.org/10.1080/15391523.2007.10782494.

Ramos DK, Pimentel FSC. Cognição, aprendizagem e jogos digitais. In: Pimentel FSC. organizador. Aprendizagem baseada em jogos digitais: teoria e prática. 1a ed. Rio de Janeiro: BG Business Graphics, 2021, v. 1, p. 13-27. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/351126427_Cognicao_Aprendizagem_e_Jogos_digitais.

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O'Brien K, Colquhoun H et al. PRISMA extension for scoping reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of internal medicine. [Internet]. 2018; 169(7):467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850.

Araújo WCO. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Convergências em Ciência da Informação. 2020; 3(2):100-34. DOI: 10.33467/conci.v3i2.13447. https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000200001.

Galvão CM. Níveis de evidência. Acta Paulista de Enfermagem. [Internet]. 2006; 19(2):5. https://doi.org/10.1590/S0103-21002006000200001.

Whittemore R, Knafl K. J Adv Enfermeiras. [Internet]. 2005 dez;52(5):546-53. doi: 10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

LAGE MC. Utilização do software NVivo em pesquisa qualitativa: uma experiência em EaD. ETD Educação Temática Digital. [Internet]. 2011; 12(3):198-226. https://doi.org/10.20396/etd.v12i0.1210.

Downloads

Publicado

19/06/2023

Como Citar

Bonfim Jacó de Oliveira, L., & Bessa Jorge, M. S. (2023). UTILIDADES DOS JOGOS DIGITAIS PARA A SAÚDE DAS CRIANÇAS: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463376. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3376