ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380

Palavras-chave:

ontology, e-business, e-commerce

Resumo

Com o crescimento do comércio online e de operações financeiras realizadas dentro deste contexto, surge também uma maior demanda por sistemas de comércio eletrônico mais eficientes, principalmente no que se refere a implementação de sistemas de busca, recomendações, venda cruzada, entre outras aplicações. O uso de vocabulários específicos por estas plataformas têm ajudado a melhorar e tornar buscas e recomendações nestes sistemas mais eficientes, pois oferecem maior contexto a pesquisa, reduzindo o tempo e o esforço despendido nessas atividades. Este artigo tem como objetivo descrever o processo de criação de uma ontologia para E-Business, tendo como fundamentos básicos o modelo desenvolvido pelo projeto ACTIVE instituído pelo ESPRIT Programme (Framework IV) e a proposta da arquitetura web “ETE MONITOR ARCHITECTURE”. A pesquisa utilizou como metodologia o Design Science Research para desenvolvimento de um artefato. Na revisão da literatura foram encontrados treze artigos em consultas realizadas nas bases de dados SciElo, IEEE e OUCI tendo como parâmetro de indexação a base de dados Web of Science (WoS). Após uma análise minuciosa, apenas sete artigos foram selecionados para compor o trabalho final. Na  pesquisa foram ainda adicionados mais seis textos entre teses e livros considerados relevantes. O resultado principal obtido nesta pesquisa foi uma ontologia contendo vinte e duas classes e mais dezenas de sub-classes, propriedades e relacionamentos que foram modelados utilizando as linguagens OWL, XML e RDF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivam Galvão Filho

Professor de Engenharia de Software e Analista Desenvolvedor Full Stack Sênior. Doutorando em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, com MBA em Design Thinking, Especialização em Gestão de Tecnologia pela Uniasselvi e Mestre em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Gustavo Madeira da Silveira

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL). Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).

Jéferson de Oliveira Mello

Especialista em Data Center, e Gestão de Projetos, com graduação em Sistemas de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia SENAI Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina.

Vania Ribas Ulbricht

Licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Professora visitante da Universidade Federal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design. Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne).  Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos. Professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Lider do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE).

Referências

ALAA, Rana; GAWISH, Mariam; FERNÁNDEZ-VEIGA, Manuel. Improving Recommendations for Online Retail Markets Based on Ontology Evolution. Electronics. Cairo, p. 1-19. 11 jul. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2079-9292/10/14/1650. Acesso em: 07 jun. 2022.

BAUER, João Roberto de Freitas; Machado, Elvis Luiz Siuch Machado; GONÇALVES, Diéssica Vaz; FREITAS, Tiele Aparecida Pinto de. Influência da Pandemia no E-Commerce Internacional. Revista da Amostra de Iniciação Científica, RMIC. Vol. 6, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.ulbracds.com.br/index.php/rmic/article/view/3034. Acesso em: 04 jun. 2022.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v.5, n.11, p. 121-136, maio/ago. 2011. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 04 jun. 2022.

CARO-MARTÍNEZ, Marta; JIMÉNEZ-DÍAZ, Guillermo; RECIO-GARCÍA, Juan A. Conceptual Modeling of Explainable Recommender Systems: an ontological formalization to guide their design and development. Jair: Journal of Artificial Intelligence Research. El Segundo, v.71, n.2021, p. 557-589. 24 jul. 2021. Disponível em: https://www.jair.org/index.php/jair/article/view/12789/26699. Acesso em: 03 jul. 2022.

CHAVES-FRAGA, David; RUCKHAUS, Edna; PRIYATNA, Freddy; VIDAL, Maria-Esther; CORCHO, Oscar. Enhancing virtual ontology based access over tabular data with Morph-CSV. Semantic Web. [S.L.], v. 12, n. 6, p. 869-902, 4 out. 2021. IOS Press. Disponível em: http://dx.doi.org/10.3233/sw-210432. Acesso em: 03 jun. 2022.

EIS, Diego. Introdução à Web Semântica: A Inteligência da Informação. Casa do Código. São Paulo: SP, 2018.

ELVESEATER et al. EBG - euBusinessGraph Ontology. Linked Open Vocabularies. 2013. Disponível em: https://lov.linkeddata.es/dataset/lov/vocabs/ebg. Acesso em: 04 jun. 2022.

GUIA, Márcio; SILVA, Rodrigo Rocha; BERNARDINO, Jorge. A Hybrid Ontology-Based Recommendation System in e-Commerce. Algorithms. Coimbra, p. 1-19. 08 nov. 2019. Disponível em: https://www.mdpi.com/1999-4893/12/11/239. Acesso em: 07 jun. 2022.

HERNANDEZ, Julio; MARIN-CASTRO, Heidy M.; MORALES-SANDOVAL, Miguel. WebQuIn-LD: a method of integrating web query interfaces based on linked data. Ieee Access, [S.L.], v. 9, p. 115664-115675, 2021. Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/access.2021.3104524. Acesso em: 04 jun. 2022.

LAPAZ, Ariel I; RAMAPRASAD, Arkalgud; SYN, Thant; VASQUEZ, Jonathan. Editorial: An ontology of e-commerce - mapping a relevant corpus of knowledge. Journal Of Theoretical And Applied Electronic Commerce Research, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 0, maio 2015. MDPI AG. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4067/s0718-18762015000200001. Acesso em: 03 jun. 2022.

STANFORD. Protégé. Disponível em: https://protege.stanford.edu/about.php. Acesso em: 04 jun. 2022.

SILVA, Nildo Carlos da. E-COMMERCE: UM MODELO PARA UTILIZAR A INFORMAÇÃO COMO UM PRODUTO COMERCIAL. Tese de Doutorado desenvolvida para o programa de pós-graduação PPEP da UFSC. Florianópolis: 2004.

SORDI, José Osvaldo de; AZEVEDO, Marcia Carvalho de; MEIRELES, Manuel. A Pesquisa Design Science no Brasil Segundo as Publicações em Administração da Informação. JISTEM - Journal of Information Systems and Technology Management

Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v. 12, n. 1, p.165-186, jan/apr., 2015.

WIKIDATA. Disponível em: https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Main_Page. Acesso em: 04 jun. 2022.

Downloads

Publicado

14/06/2023

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., de Oliveira Mello, J., & Ribas Ulbricht, V. (2023). ONTOLOGIA PARA E-BUSINESS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463380. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3380