O JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.340

Palavras-chave:

Xadrez, Ensino, Matemática

Resumo

No presente artigo usamos o jogo de Xadrez para responder o seguinte questionamento: como esse instrumento milenar pode subsidiar na aprendizagem da disciplina de Matemática dos alunos do Ensino Médio? Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e da utilização de jogos educativos, realizamos inicialmente uma pesquisa documental analisando as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e, em um segundo momento, uma pesquisa bibliográfica, tomando por base teóricos tais como Kishimoto e Piaget.  Nosso objetivo é discutir a relação do Xadrez com a Matemática, bem como as semelhanças que podemos observar entre matemáticos e enxadristas. Para tanto, apresentamos exemplos de aplicação, para demonstrar uma alternativa de abordagem de alguns conteúdos matemáticos que podem usar o xadrez como importante ferramenta. Por fim, concluímos que o Xadrez é uma excelente opção como recurso na aprendizagem, em especial na aprendizagem Matemática.

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Biografia do Autor

  • Thiago Amaral Melo Lima, UESPI

    Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

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Publicado

12/06/2021

Como Citar

O JOGO DE XADREZ E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES. (2021). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(5), e25340. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i5.340