USO DO STORYTELLING COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3400

Palavras-chave:

Educação em Saúde, IDOSO, MEMÓRIA, STORYTELLING, Qualidade de vida

Resumo

A adoção das tecnologias digitais pelos idosos é um assunto complexo, que envolve aspectos afetivos e psicossociais que favorecem ou não o uso dessas tecnologias. São escassas as teorias educativas voltadas para os idosos e é preciso reconhecer a capacidade de aprendizagem e a criação de propostas pedagógicas a fim de impulsionarem reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem desta população.  O uso do storytelling ou ‘contação de histórias’ é uma estratégia utilizada para promover a qualidade de vida, através de trocas de experiências vividas, promovendo assim Educação em Saúde. O objetivo do estudo foi relatar as experiências vivenciadas através do uso do storytelling enquanto ferramenta de promoção da Educação em Saúde. A metodologia utilizada foi relato de experiência, baseado na atuação da autora com um grupo de idosas de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) de Fortaleza-Ceará. Os encontros aconteceram uma vez por semana, no primeiro semestre de 2022. Como resultado do referido estudo tem-se que o uso do storytelling deu-se pelo fato de tratar-se de uma atividade que instrui, amplia vocabulário, ajuda no desenvolvimento psicológico e moral e auxilia no desenvolvimento da linguagem, pensamento e cognição. Conclui-se que uso dessa ferramenta como estratégia de Educação em Saúde foi eficaz em relação aos momentos de troca de experiências e aprendizagem. É necessário ampliar as competências digitais dos idosos através de ações de Educação em Saúde voltadas à educação digital desse estrato, com estratégias técnicas e metodológicas, de forma a melhor engajar estes na sociedade cada vez mais tecnológica.

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Biografia do Autor

Karla Carolline Barbosa Dote

Fonoaudióloga, Mestranda em Ensino na Saúde  - CMEPES. Universidade Estadual do Ceará.

Ediney Linhares da Silva

Assistente Social, Mestrando em Ensino na Saúde - Universidade Estadual do Ceará.

Cleide Carneiro

Assistente Social, Doutora em Serviço Social. Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde - CMEPES. Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

01/07/2023

Como Citar

Barbosa Dote, K. C., Linhares da Silva, E., & Carneiro, C. (2023). USO DO STORYTELLING COMO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM IDOSAS INSTITUCIONALIZADAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473400. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3400