PROJETO EDUCACIONAL PLANETA LEITURA: ESTÍMULO EDUCACIONAL E UMA PORTA PARA O LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3403

Palavras-chave:

Leitura. Projeto Leitura. Alfabetização. Letramento.

Resumo

A leitura estimula o raciocínio, leva-nos além da nossa imaginação e acima de tudo amplia nosso conhecimento, nesse contexto o presente artigo tem como objetivo geral analisar o Projeto Educacional intitulado Planeta Leitura, que foi criado em 2019 pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM), e como objetivos específicos 1. descrever a importância do incentivo à leitura e 2. descrever o impacto do cotidiano escolar a partir da implantação do projeto. Nosso problema de pesquisa: como o projeto impactou na vida dos alunos e das escolas contempladas? O Projeto Planeta Leitura desenvolve-se através da distribuição de um acervo para as escolas participante, promoção e formação dos mediadores através de cursos online, oficinas presenciais e um suporte impresso chamado de Guia de Orientações Didáticas para o professor. O público foram os alunos do 1º ano e 2º ano do Fundamental Anos Iniciais que receberam as maletas contendo livros do projeto organizados por ano de escolaridade. A metodologia utilizada foi bibliográfica, segundo Silva (2021) enquanto modalidade de pesquisa de caráter qualitativo, é comumente apresentada como uma revisão da literatura. O desenvolvimento do projeto enfatizou sua relevância, pois os alunos foram estimulados pela leitura e suas ramificações como: criatividade, interpretação, dramatizações e outros, devendo ser a leitura incentivada desde o momento em que a criança entra no espaço escolar, tornando-a, assim, um hábito.

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Biografia do Autor

Alessandra Tavares de Brito

UNINORTE - Universidad Del Norte_Seduc.

 

Deomário Reis da Silva

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura com especialização em Coordenação Pedagógica. Mestrando em Ciências da Educação pela UNIDA - Universidad de la Integración de las Américas.

Vanuza Gomes dos Santos de Souza

Graduada em Pedagogia, especialização em Gestão do Currículo e práticas pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

Suellen Santos Martins

Licenciatura em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

Andréia Alves

Graduada em Pedagogia, com especialização em Gestão do Currículo e práticas pedagógicas. Universidade do Estado do Amazonas. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

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Publicado

25/06/2023

Como Citar

Tavares de Brito, A., Reis da Silva, D., Gomes dos Santos de Souza, V., Santos Martins, S., & Alves, A. (2023). PROJETO EDUCACIONAL PLANETA LEITURA: ESTÍMULO EDUCACIONAL E UMA PORTA PARA O LETRAMENTO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463403. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3403